Jack Harries
Cineasta pela sensibilização ambiental.

jack-harries-cineasta-pela-sensibilizacao-ambiental

 

Um dos maiores desafios de hoje em relação ao ambiente é como comunicar sobre o mesmo. É aí que entra o cineasta de documentários que vive em Londres, Jack Harries.

“É uma questão de comunicação. Viajo até os locais mais afetados por alterações climática e comunico o que está a acontecer de formas novas e criativas, para inspirar as pessoas a agir”. 

“Uma coisa que pretendo fazer é a perceção de ambientalismo. Quando era pequeno, não era muito fixe ser ambientalista, e isto parecia-me uma loucura, porque confiamos todos na saúde do ambiente. Quero torná-lo fixe. Quero que os jovens cresçam para se tornarem ambientalistas”. 

Jack diz que a sua paixão pela natureza vem da sua alegria por estar no meio dela.

“Sinto-me mais feliz quando estou a nadar numa piscina natural perto de uma cascata ou estou num grande espaço verde”.

O catalisador para a carreira do Jack foi uma viagem à Gronelândia, em 2015.

“Quando vi um enorme pedaço de gelo a partir-se para dentro do mar, decidi dedicar a minha vida ao ambiente”. 

Ser um herói da natureza pode ser simplesmente uma mudança de perspetiva.

A coisa mais fundamental que um jovem pode fazer é simplesmente começar a fazer perguntas. De onde vem a minha comida? De onde vem a minha roupa? Qual o combustível que alimenta este automóvel, comboio ou avião? Quando começamos a fazer essas perguntas, podemos levantar o denso véu que nos protege de ver quais são esses processos”. 

Através do seu trabalho, Jack espera ver mais pessoas nas ruas a protestar e exigir ação sobre as alterações climáticas.

“Gostaria de ver o ambiente no cerne de tudo o que fazemos, porque é, só nos esquecemos disso”. 

Related Content