Cozinhas Desperdício Zero com Johnnie Collins

O aumento global no consumismo ético mostra que, cada vez mais, misturamos moda, comida e estilo de vida com valores pessoais para limitarmos o nosso impacto no planeta. Mas será possível usar os nossos próprios esforços sustentáveis ​​para ajudar os outros?

 

O chefe Johnnie Collins, sediado em Londres, faz parte da revolução do consumo ético há mais de 5 anos. É um chefe autodidata e chefe da The Store Kitchen de Alex Eagle, primeiro em Berlim e depois em Londres e Oxfordshire. Johnnie cresceu no interior de Oxford, onde os ingredientes eram caseiros e as refeições giravam à volta da família e amigos.

 

Johnnie Collins on zero waste kitchens

 

Na Timberland, temos vindo a desbravar este caminho há mais de uma década, usando materiais reciclados, renováveis ​​e orgânicos no calçado que fabricamos. Com isso em mente, perguntámos a Johnnie porque é que os materiais renováveis ​​são tão importantes para ele. Revelou que, depois de trabalhar numa cozinha desperdício zero, viu potencial para que estes se tornassem no valor dominante.

 

Johnnie Collins: Passei algum tempo numa cozinha com desperdício zero e quero criar um espaço semelhante: sem embalagens desnecessárias, trabalhar diretamente com os agricultores, cultivar os próprios produtos. É ótimo que grandes marcas como a Timberland usem o seu prestígio para trabalhar em prol de uma abordagem mais consciente das questões ambientais cruciais.

 

Zero waste kitchens with Johnnie Collins

 

Aqui na Timberland, comprometemo-nos a atingir um índice de redistribuição de resíduos de 95% até 2020. As cozinhas desperdício zero são movidas por uma filosofia semelhante - acreditam que tudo pode ser usado, reutilizado e reciclado, das louças e copos aos produtos que produzem ou compram, até às instalações do edifício ou ao desperdício dos alimentos que geram.

Longe de ser um suicídio social, o compromisso de se tornarem desperdício zero em quase nada afetou a popularidade desses estabelecimentos pioneiros que têm surgido em toda a Europa nos últimos anos. Londres abriu o primeiro de muitos restaurantes de desperdício zero em 2016 e Berlim lançou um supermercado livre de embalagens em 2014. Os Países Baixos abriram o 'Zero Waste Lab' em 2016 e, com o despertar da proibição de resíduos alimentares em França em 2016, os hotéis e supermercados comprometeram-se a alterar a sua forma de trabalhar. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos de iniciativas alimentares sustentáveis ​​que tiveram um impacto inegável no consumismo e comunidade.

 

Timberland deck shoes

 

Para Johnnie, o impacto que as cozinhas com desperdício zero podem ter na comunidade é precisamente o mais apelativo. Ele cresceu numa casa onde a comida trazia alegria aos amigos e familiares. Para ele, a comida é uma das melhores maneiras de unir as pessoas.

 

Johnnie Collins: Para mim, cozinhar é uma experiência partilhada que deve trazer muita alegria, tanto para o cozinheiro como para quem come.

 

Timberland pink jacket on Johnnie Collins

 

Johnnie não está errado. No Reino Unido, um café pop-up "pague-o-que-quiser", com sede em Manchester, inaugurou uma residência permanente, depois de servir com sucesso pratos saborosos e sem desperdício a membros de uma comunidade pobre, feitos com ingredientes doados. Uma cidade em Bolonha, Itália, criou uma "experiência-de-frigorífico-comunitário", em que num grupo do WhatsApp se partilham alimentos cuja data de validade expirou. Em Paris, França, o governo local recolhe produtos em excesso de bancas de frutas e vegetais para distribuir em áreas de rendimento baixo.

O apoio que estes projetos estão a ter é importante para Johnnie, que pensa que estes podem ir muito mais além.

Johnnie Collins: Alimentar pessoas e partilhar comida são as melhores maneiras de envolvimento com uma comunidade.

 

Grey Timberland jacket on Johnnie Collins

 

Cozinhar com zero resíduos não está reservado a restaurantes e cafés. Tu podes participar na luta contra o desperdício de alimentos no conforto da tua própria casa e, simultaneamente, melhorar o sabor das tuas refeições. As nossas dicas irão ajudar-te nesta missão de desperdício zero:

    Dicas para cozinhar com desperdício zero

    1. Faz das sobras um caldo

   Sabias que as peles, caules e extremidades dos vegetais podem ser usados ​​para fazer um caldo saboroso? Deita-os numa panela com água fria e deixa cozinhar por meia hora.

    2. Compra em quantidade

    Sacos grandes de arroz, sementes e outros produtos secos duram muito tempo no armário e ajudam a reduzir a quantidade de embalagens (e dinheiro) que gastas.

    3. Usa sempre uma lista de compras

    Podes reduzir o desperdício da comida que compras, fazendo um plano de refeições semanal e comprando apenas os ingredientes de que necessitas. Terás menos probabilidade de desperdiçar ingredientes frescos e esvazias os armários antes das próximas compras.

    4. Congelar, congelar, congelar

    Os congeladores são o melhor amigo de um chefe de desperdício zero. Os teus frescos favoritos, como abacates, bananas, espinafres, pão fatiado e ervas aromáticas como hortelã, estragão e manjericão podem ser congelados.

    5. Começa a fazer compostagem

  Sabias que nem precisas de um jardim para fazer compostagem de resíduos alimentares? Verifica com as autoridades locais os programas existentes na tua área de residência.

    6. Vai diretamente à fonte

    Os vendedores de legumes e talhos locais têm os produtos frescos que necessitas - só não te esqueças de levar sacos ou recipientes reutilizáveis!

 

O lema da cozinha de desperdício zero de Johnnie é a prova de que a sustentabilidade parece bem, sabe e faz bem. Pequenas mudanças nas nossas rotinas diárias podem ter um enorme impacto, não apenas na nossa conta bancária, mas também no meio ambiente e comunidade. Definitivamente um bom assunto para refletirmos.