Como dominar a jardinagem urbana em grande

garden-chair-in-urban-garden

 

“Jardinagem” pode ser uma palavra que induz um bocadinho em erro. Em primeiro lugar, implica numa atividade que deve ser feita num jardim, o que pode ser desmotivante para os milhões de nós que vivem em apartamentos, moradias na cidade ou têm simples varandas de subúrbios.

Para além disso, poderá desencadear emoções negativas em pessoas que tendem a encarar a jardinagem como uma atividade aborrecida, que não serve para nada e um passatempo caro, e que é para todas as outras pessoas, menos para si. Estamos aqui para pôr fim a estas crenças, mostrando como a jardinagem pode transformar o sítio onde vives e a forma como pensas. 

 

O que é jardinagem urbana?

Seria simples descrever a jardinagem urbana como “plantar algo verde num apartamento”. Existem várias casas na cidade que têm jardins e algumas nas regiões rurais e nos bairros mais afastados que não o têm. Na verdade, trata-se mais de um estado de espírito – uma maneira de fazer o espaço funcionar bem para ti.

Frequentemente, é usar algo que já tens e que estão sem uso para transformar um espaço num cantinho verde. E não precisa de ser no exterior. A jardinagem urbana pode acontecer nos parapeitos das janelas, nos corredores ou ao pé das portas — em qualquer sítio com luz natural. O Objetivo principal é que cultives algo, mesmo longe do cenário típico dos jardins.

 

Aprender a cultivar

Uma coisa que pode cortar pela raiz a vida do teu hobby de jardinagem é ter uma má experiência inicial. Cultivar coisas não é difícil (a natureza tem feito isso sozinha durante milhares de anos), mas fazer as plantas crescerem como, quando e onde queres exige alguma prática.

É claro que é desmotivante ver as tuas plantinhas murcharem após algumas semanas, mas aprender a gerir as tuas expectativas enquanto aprendes ajuda imenso. Plantar mais do que aquilo de que precisas também ajuda imenso!

Uma das belezas de cultivar plantas é a rapidez com que aprendes a partir das tuas experiências. Unimo-nos ao guru da jardinagem Alfie Nickerson para fazer as pessoas começarem a cuidar de plantas, e podes acompanhar os seus pensamentos e os vídeos que ele produz para nos inspirar no Timberland Collective!

 

 

Inspira-te — não precisa de ser um grande investimento

Um dos aspetos mais gratificantes da jardinagem urbana é a forma como a atividade pode transformar um espaço sem vida num sítio vibrante que poderás dizer que foste tu que criaste. E, o melhor de tudo, com um custo próximo a zero.

Ao reaproveitares coisas antigas, podes criar um jardim urbano eco-consciente que irá dar algo de volta ao meio ambiente. De garrafas de plástico e potes de iogurte a botas e contentores velhos, praticamente qualquer coisa que já tenha servido de recipiente (inclusivamente para os teus pés) pode ser usada como vaso de plantas. A tua única despesa será o substrato, mas podes comprar um saco com alguns quilos em qualquer supermercado ou numa horta. E assim já estarás no caminho certo para o desperdício zero.

 

Timberland’s guide to upcycling with ease

 

Os jardins verticais são uma ideia fantástica para usar o mínimo possível de espaço — basicamente, vais cultivar em prateleiras ou contentores empilhados, normalmente presos a uma parede virada ao Sul. Cada camada apanha a sua quantidade de luz solar e de água, mas a pegada de carbono é mínima. É uma forma particularmente boa de cultivar morangos, uma vez que os pés preenchem naturalmente o seu espaço e não permite que caracóis e lesmas alcancem as plantas.

Se tens por aí uma estante ou uma escada que já não usas, já tens o teu jardim vertical. Podes, como é óbvio, soltar a tua imaginação — afinal, a parede é tua.

 

 

As sementes podem ser surpreendentemente caras, principalmente se desejas uma variedade ampla. Mas não te esqueças de que provavelmente deitas fora milhares de sementes todos os anos. Maçãs, melões, pimentos, tomates e frutos vermelhos são muito fáceis de semear, e devido ao facto de haver várias sementes em cada fruto, aumentas as tuas chances de que algumas realmente brotem. Podes não comer os frutos destes pés, mas, ainda assim, as plantas são maravilhosas para decorar os teus espaços.

Até mesmo as sementes mais duras, como as das tâmaras e das azeitonas, irão brotar se as plantares num solo húmido. Novamente, quanto mais, melhor — a maioria provavelmente não irá brotar, mas aquelas que forem adiante podem ser cultivadas e viver por décadas.

 

Pouco e com frequência

Anteriormente, falámos que cultivar é fácil, porque é um processo natural. Isto sendo bom, aplica-se, infelizmente e também, às mais antigas inimigas dos jardineiros: as ervas daninhas. Se deixares um vaso com terra em qualquer sítio (mas principalmente no exterior) os esporos, sementes e caroços irão magicamente encontrá-lo, e as ervas daninhas começarão a crescer instantaneamente. Não só estas plantinhas intrusas têm uma aparência desagradável, como também sugam nutrientes e até mesmo a luz que deveria chegar até às tuas plantas. Mas não te preocupes — e não recorras aos químicos para matar as ervas daninhas.

Uma frase-chave de que precisas lembrar quando és um jardineiro urbano é “pouco e frequente”. Quando estamos a falar de ervas daninhas, deves adquirir o hábito de verificar os teus vasos de plantas todos os dias e arrancar qualquer coisa que lá esteja a crescer e não tenha sido plantado por ti. Nalguns dias, não haverá nada, noutros vais tirar um punhado cheio. Mas de cada vez que o fizeres, estarás a ajudar as tuas plantas a crescer.

 

 

Uma nova versão de ti

Não há dúvidas nenhumas de que cuidar de plantas é uma atividade excelente para a saúde mental. As pessoas já conseguiram sair de lugares obscuros graças à sensação calmante da jardinagem. Eis os porquês:

  • Entras num estado mental zen quando estás a retirar as ervas daninhas, a podar, a aperfeiçoar e a cuidar das tuas plantas. É uma atividade que requer total concentração e ficas completamente absorto.

  • Cuidar de qualquer coisa é uma ótima maneira de aumentar a autoestima e, uma vez que as plantas querem mesmo crescer, elas próprias irão ajudar-te fazendo a sua parte. Ter esta prova visível dos teus esforços é incrivelmente gratificante, mas saber que sempre podes melhorar e que ainda há trabalho pela frente mantém a motivação, estação após estação.

  • Finalmente, estar ao ar livre mais frequentemente, será benéfico. Além da vitamina D, estarás exposto à luz do dia, o que pode ajudar a reduzir a chamada desordem afetiva sazonal. Apenas o facto de estares ao ar livre e sentires a brisa, o som dos pássaros e o zumbido dos insetos pode contribuir para te manteres calmo. E se não tens nenhum espaço ao ar livre, podes aproveitar a maioria destes benefícios simplesmente por estares perto da janela enquanto cuidas das tuas plantas.

A jardinagem urbana também pode ser pública

Nem toda a gente tem tempo ou espaço para os cultivos. Mas, normalmente, existem hortas comunitárias e outros espaços verdes que a comunidade reservou para plantar flores, frutas e vegetais. Este espaço pode servir para fornecer comida fresca aos moradores mais necessitados ou pode existir apenas para manter as mentes mais jovens ativas. Independentemente da razão que inspirou a criação destes sítios, sempre podes informar-te sobre como podes participar — é uma forma de estares envolvido, mas sem precisares de tanta dedicação.

 

Fica quente e seco no exterior

Praticar jardinagem significa estar ao ar livre em todas as estações, tanto se estiveres a cuidar das tuas plantas como se estiveres a reparar algum equipamento avariado. Podes ter uma camisola preferida, ideal para ires lá fora de vez em quando, mas na primavera e no outono, provavelmente precisarás de algo à prova de água.

A começar pelo chão, um par de botas impermeáveis irá manter os teus pés quentes e secos quando estiveres a pisar poças e na lama. As clássicas botas 6-Inch Earthkeepers Timberland irão resolver o problema, além de te acompanharem durante anos. No link, tens as botas da linha Earthkeepers, feitas com borracha reaproveitada e 50% de plásticos reciclados para um impacto ambiental muito menor.

 

 

Para um bom casaco impermeável, espreita as nossas coleções para senhora e homem — que mudam a cada estação, portanto, podes sempre manter o estilo, além de estares seco.

 

Sê criativo e deixa a natureza agir

Isto é tudo é tudo o que necessitas para seres um jardineiro urbano: não há regras, apenas resultados. A jardinagem é uma atividade na qual vais ficar melhor com o passar dos anos. Cada fracasso na plantação é uma nova experiência, e um pouco de pesquisa irá sempre revelar a causa do insucesso. Mas criar um espaço urbano onde tu e a natureza podem trabalhar juntos como uma forma de expressão é altamente gratificante e espetacular para a alma.

 

Related Content