Timberland PT Comprar
Carrinho

Consegues aguentar as tuas botas durante um dia inteiro?

2024-05-23

Consegues aguentar as tuas botas durante um dia inteiro?

Timberland Original 6-inch boots

É essencial que as tuas botas para usar no dia a dia tenham o tamanho certo

Quer estejas a planear uma caminhada ou a trabalhar numa fábrica, é uma questão de tempo até perceberes que acertar no tamanho é fundamental e faz toda a diferença. Não interessa se estás a usar botas para caminhada ou botas de trabalho. Se estas não te oferecerem o apoio adequado, vais ficar com dores horríveis tanto nos pés como nas costas. 

Num mundo perfeito, terias umas botas feitas à medida para os teus pés e o conforto a 100% seria possível. Mas esse é um luxo que nem todos podemos pagar, por isso, estas são as características que as tuas botas devem satisfazer quando queres manter a tua saúde durante mais tempo e estás a pensar comprar um novo par.

Principais medidas a considerar

Quando compras um par de botas de trabalho para usar durante todo o dia, tens de garantir que elas não ficam muito apertadas. É recomendável que compres botas pelo menos meio tamanho acima do teu tamanho habitual, ou até mesmo um tamanho acima. 

Isto permite que uses meias quentes e almofadadas para conseguires aligeirar a tua passada, ou que coloques umas palmilhas para que as botas se adaptem melhor aos teus pés. Para além disso, durante o tempo quente, e especialmente quando passas o dia em pé, os teus pés acabam por inchar. Porém, não compres um número demasiado grande para ti. Os teus pés não devem ficar a "dançar" dentro das botas.

Quanto à biqueira das tuas botas, quer tenhas ou não uma biqueira de aço, esta deve ser espaçosa. Desta forma, os teus dedos podem aderir à superfície da palmilha com segurança, além de que também vão precisar de espaço para se movimentarem.

Sola com amortecimento

As botas de trabalho costumam ser mais pesadas do que qualquer outro tipo de calçado. Uma vez que foram feitas para te proteger dos perigos relacionados com eletricidade ou de objetos que possam cair em cima dos teus pés, têm mesmo de ser resistentes. Tudo isto leva a que exerças maior pressão nos teus pés sempre que dás um passo. Embora as biqueiras de compósito e solas de borracha possam reduzir o peso, este continua a ser maior do que é habitual em ténis.

Uma sola que absorva o impacto é a solução para esta situação. Também será mais saudável a longo prazo. Esta sola dá-te um bom apoio no calcanhar, fazendo com que não desenvolvas problemas como dores nos calcanhares ou fascite plantar. 

Além disso, proporciona um maior apoio ao arco do pé, já que distribui o impacto de cada passada.

Contudo, se já tens um par de botas e achas que a sola não te dá apoio suficiente, podes colocar uma palmilha para melhorar essa situação. Por exemplo, uma sola intermédia em EVA (que significa Etileno Vinil Acetato) é uma forma leve de adicionar amortecimento às suas botas. Apesar de ser adequada a sapatos de atletismo, também te pode dar o conforto que tanto necessitas nas tuas botas.

Características de conforto adicionais

Se estás à procura de umas botas de trabalho extra confortáveis, talvez devas considerar as que têm uma gola acolchoada à volta do tornozelo. O amortecimento adicional no tornozelo dá-te estabilidade para conseguires evitar bolhas na zona onde o sapato acaba.

Para além disso, saber como colocar os atacadores de forma correta nos teus sapatos pode fazer uma grande diferença e aliviar a pressão nas zonas que estão magoadas, tal como os dedos, calcanhares ou tornozelos.

Cuidar da saúde dos teus pés

Mesmo que tenhas as botas de biqueira de aço mais confortáveis para passares o dia em pé, podes continuar a sentir os pés magoados no final do teu turno. Infelizmente, o ser humano não foi desenhado para passar o dia inteiro em pé, e se tivermos de o fazer, iremos sofrer algumas consequências. Contudo, há algumas coisas que podes fazer para facilitar a tua vida.

Faz pausas

Se estás a utilizar botas de caminhada o dia inteiro, planeia algumas pausas durante o dia. Se estás a trabalhar em pé todo o dia, assegura-te de que te sentas durante as refeições e nas pausas para o café. Pode ser bastante apetecível encostares-te ao balcão a falar com os teus colegas, mas se te sentares as tuas costas e pernas vão agradecer-te mais tarde.

Troca de sapatos

Até mesmo as botas mais confortáveis de caminhada para usar durante o dia inteiro te podem fazer desenvolver joanetes e criar bolhas, especialmente se as usares durante vários dias de seguida. Assim que chegares a casa, descalça-te e deixa os teus pés respirarem. Se puderes andar descalço ou descalça, melhor. Opta por um par de meias de lã ou chinelos confortáveis se estiver muito frio.

Além disso, deves alterar o tipo de sapatos que calças. A não ser que o uso de botas seja uma exigência do teu trabalho, uniforme e segurança, deves optar antes por ténis ou sapatos de vela em determinados dias para dares algum descanso aos teus pés. Se as botas magoam uma determinada zona do teu pé, como o calcanhar ou o dedo grande, utilizar calçado diferente irá acelerar a recuperação.

Massaja os teus pés

Se sentires tensão nos pés, especialmente se tiveres cãibras durante a noite, deves massajar a zona afetada. Podes pedir uma massagem à tua cara-metade ou então fazer tu a massagem no final do dia.

Outra dica muito boa é rolares a planta do pé numa bola de ténis. Conseguirás chegar a todos os cantos e recantos e aliviar a tensão. Até podes levar a bola contigo para o trabalho e utilizá-la durante as tuas pausas.

Eleva os teus pés

Para dares mais tempo de recuperação aos teus pés depois de um longo dia de trabalho em pé e com botas, descalça-te e eleva os pés assim que chegares a casa. Se colocares os pés numa posição acima do teu coração, as veias das tuas pernas vão trabalhar melhor e os teus pés vão recuperar mais rapidamente.

Usa meias de compressão

Já as deves ter visto antes, isto, se já tiveste de passar uma noite no hospital. Estas meias são elásticas e exercem compressão e chegam até ao joelho. O objetivo destas meias é melhorar a tua circulação sanguínea. Apesar de serem indicadas para pessoas que não se mexem o suficiente (para evitar coágulos sanguíneos), também podem ajudar quem passa o dia inteiro de pé.

Se melhorares a tua circulação, os teus pés recuperam mais depressa e não ficas com cãibras nos vários músculos das pernas por passares tantas horas em pé. Só tens de te assegurar de que não são demasiado apertadas nem impedem a tua circulação.

Põe-te em primeiro lugar

Como podes ver, é possível passar o dia inteiro em pé e com botas, seja para trabalhar, viajar ou por qualquer outra razão. Todavia, tens de cuidar da tua saúde para evitar problemas. Acima de tudo, certifica-te de que compras botas do tamanho ideal para ti e que deem o máximo de apoio à tua postura.