Timberland PT Comprar
Carrinho

Será que os casacos bomber são bons para climas imprevisíveis?

2024-05-23

Será que os casacos bomber são bons para climas imprevisíveis?

Timberland Bomber Jacket

O casaco bomber é uma das peças de vestuário militar mais populares de todos os tempos. Foi inicialmente usado pelos pilotos da força aérea na Primeira Guerra Mundial. À época, o cockpit não tinha um vidro protetor, pelo que a temperatura atingia níveis baixíssimos à medida que aumentava a altitude. 

Este casaco de voo foi especialmente concebido para manter a temperatura corporal dos pilotos (a quem cabiam os bombardeamentos) e foi daqui que ganhou o nome. Por volta dos anos 1950, esta peça de roupa foi ganhando popularidade no vestuário casual e assim permaneceu até aos dias de hoje.

Desde então, que o casaco sofreu várias alterações ao seu design. Como decerto podes imaginar, o primeiro foi concebido para ser utilizado no inverno. Mas como é que este se compara às suas versões modernas? E como é que se comporta noutras temperaturas?

Como é que um casaco bomber se adapta e de que é feito?

Primeiro, vamos abordar a forma como este vestuário de exterior é fabricado. O primeiro modelo foi feito em cabedal e para homem. Para o tornar mais quente, tinha ainda forro e colarinho em pelo. 

Durante a 2ª Guerra Mundial, o exército começou a fazer os casacos com pele de ovelha para que fossem ainda mais quentes. Já mais tarde, foi desenvolvida uma versão em nylon, pois era mais barato e resistente.

Hoje em dia, existem em camurça, algodão, nylon e bombazina. Mas claro que os casacos bomber em cabedal para homem e mulher são o clássico indiscutível. Alguns têm um forro mais grosso enquanto outros são mais leves e arejados, o que os torna mais adaptáveis às diferentes estações.

Todavia, é o mesmo design que os une. Um casaco bomber chega até à cintura e tem o cós num tecido canelado que combina com os punhos. A parte da frente do casaco tem um fecho de correr e dois bolsos laterais. 

Por vezes, tem um bolso extra na parte de cima. Quanto ao colarinho, este costuma ser redondo. No entanto, algumas versões têm a gola igual à das t-shirts.

Os punhos e o cós garantem que o casaco se ajusta ao corpo. No entanto, normalmente há espaço por baixo para vestires mais peças de roupa. Mas como é que o casaco bomber se aguenta em condições climatéricas extremas?

Os casacos bomber são quentes?

Como já referimos, existem vários tipos de design a considerar. Mas primeiro, vamos falar do casaco bomber mais icónico. O de cabedal é, por norma, melhor para a primavera e outono. Embora o material seja bastante pesado, não isola assim tão bem do frio.

Se queres algo que te proteja verdadeiramente do frio intenso, mas que tenha um ajuste elegante, é necessário que esta peça tenha um forro adicional. Apesar de o cabedal tem alguma resistência à chuva, não é à prova de água. Se deres contigo no meio de uma chuvada com um casaco de cabedal, este vai certamente ficar ensopado.

Então quais são os casacos bomber ideais para o inverno? Felizmente, existem diversas opções à escolha que são ótimas para o tempo frio e que mantêm o mesmo estilo moderno. 

O que vestir por baixo de um casaco bomber?

Nem todas as pessoas podem comprar vários casacos bomber para cada ocasião. E mesmo que possas, talvez queiras optar por ter um armário-cápsula onde podes utilizar as mesmas peças durante todo o ano. O casaco bomber é a peça perfeita para esse fim.

Em vez de comprares um casaco para o inverno, podes comprar um casaco mais leve que também pode ser utilizado na primavera e no outono. Se o quiseres usar no inverno, basta vestires uma roupa mais quente por baixo e assim ficas logo mais quente.

Um dos conjuntos clássicos passa por combinares uma camisola de capuz por baixo de um casaco bomber de cabedal para homem. Por um lado, faz com que o casaco bomber pareça menos pesado e, por outro, dá à camisola de capuz um aspeto mais elegante. O capuz é também um extra que te protege do frio ou da chuva.

Também o podes tornar mais elegante com uma camisa e gravata (para os homens) ou com uma blusa elegante (para as mulheres). Isto vai dar um certo quê ao teu visual de negócios sem te tirar profissionalismo.

Para climas mais frios, uma camisola mais justa também é uma excelente opção para vestires por baixo do casaco. Uma camisola larga e volumosa que aparece por baixo do casaco também merece o seu lugar de destaque se combinada com umas calças de ganga justas. Digamos que não há uma norma a seguir no que toca a este casaco icónico.

Vestir o casaco bomber durante o verão

Como já deves ter percebido, o casaco bomber é perfeito para a primavera e o outono. Pois podes vestir outras roupas por baixo, o que pode ser bom tanto para dias frios como de calor, ou para quando a temperatura arrefece depois do sol se pôr.

E no verão? Podes usar este casaco em dias de calor abrasador? A resposta é - depende. 

Se estão 40 graus, mesmo durante a noite a temperatura não vai ficar abaixo dos 35 graus, por isso não vais mesmo querer vestir um casaco. Com temperaturas assim, a maioria das pessoas prefere vestir o mínimo de roupa possível.

Mas se estás a falar de um clima quente durante o dia e mais fresco à noite, um casaco bomber pode ser a tua boia de salvação. Não te esqueças que o cabedal é considerado um material respirável. Pois embora te possa proteger do frio, também é leve e permite que o suor evapore mesmo durante um dia quente.

O nylon também é bastante respirável, para além de ser mais leve e extremamente fácil de transportar (bem mais leve do que o cabedal). Por isso, vestir um casaco bomber pode ser uma boa opção se souberes que a temperatura vai baixar à noite. 

Podes guardá-lo facilmente na tua mala e voltar a vesti-lo quando arrefece. Ou então, se sabes que vais para um sítio ventoso, como a praia, dar-te-á uma proteção extra. Sendo também resistente à água, é ideal para aquelas chuvinhas chatas que às vezes aparecem durante o verão. 

O visual clássico de verão passa por combinar um casaco bomber de cabedal com uma t-shirt branca e umas calças de ganga. O James Dean foi o primeiro a popularizar este visual, e continua na moda até hoje. Todavia, podes vestir este tipo de casaco com quase qualquer peça de roupa.

Podes combiná-lo com um vestido de verão super leve e chinelos, ou então com um vestido de cocktail para uma saída à noite. Para os homens, o casaco bomber pode ser combinado com uma camisola e umas calças chino ou uma camisa.

Faz do casaco bomber uma peça do teu guarda-roupa

O casaco bomber, quer seja feito de lã, nylon, algodão ou bombazina, é versátil e pode encaixar-se em qualquer guarda-roupa. Além disso, é prático e pode ser usado em temperaturas dos 0 aos 30 graus, faça chuva ou faça sol. 

Já para não dizer que provavelmente nunca irá sair de moda. Por isso podes ter a certeza de que estarás a investir numa peça que te irá durar vários anos.

Se ainda não tens um destes casacos que amas no teu guarda-roupa, porque é que não dás uma vista de olhos à nossa coleção de casacos? Escolhe aquele que melhor se adapta ao teu estilo e necessidades.