Timberland PT Comprar
Carrinho

Como impermeabilizar as tuas botas

2024-05-23

Como impermeabilizar as tuas botas

grey-timberland-boot

Muitas botas são feitas para serem impermeáveis, e muitas nem por isso. Algumas estão a meio do caminho — aguentam bem numa chuvada, mas vais ficar com os pés molhados se pisares lama ou poças de água. Sempre que comprares um novo par de botas, verifica a etiqueta e todas as informações para te certificares que as botas são impermeáveis como realmente queres.

Aqui tens algumas FAQ sobre botas à prova de água, incluindo como garantir que as tuas mantêm a humidade do lado de fora.

Como impermeabilizar botas em pele?

O couro tem qualidades impermeáveis naturais e deveria repelir a água. No entanto, podes melhorar a impermeabilização da pele e das costuras com sebo, uma substância feita de cera com consistência de gel. Se estiveres com pressa, basta borrifares produtos impermeabilizantes.

Certifica-te sempre de que as botas estão limpas e secas antes de aplicar qualquer tipo de tratamento impermeabilizante. Se o aplicares em botas húmidas, o produto pode não aderir correctamente, e pode até mesmo manter a humidade dentro do tecido. Deves secar suavemente as botas com um secador de cabelo — o calor amolece o couro e deixá-o mais absorvente. Na Timberland, temos uma ampla gama de produtos para cuidados com o calçado.

O que posso usar para impermeabilizar as minhas botas?

A solução mais antiga para impermeabilizar as botas é uma latinha de sebo, que é uma substância à base de cera que vem em latas. Depois que a cera ter penetrado o calçado, é boa ideia aplicar uma camada de amaciador de couro, que impede a pele de ressecar e partir.

Podes impermeabilizar praticamente qualquer pele desta maneira. Se vais explorar a natureza e não tens a certeza de que as tuas botas são à prova de água, este é um bom paliativo. No entanto, não é aconselhável usar substâncias impermeabilizantes em calçado formal ou urbano, nem no calçado de camurça, pois os produtos podem danificar a aparência da pele.

As botas para neve são impermeáveis?

Como a neve é água congelada, todas as botas para neve devem ser impermeáveis, bem como à prova de neve. Não te esqueças que a neve derrete quando é aquecida, portanto, é fundamental que as botas não deixem passar a água. As botas para a neve têm cano longo, que mantém a água do lado de fora.

Quando fores comprar as tuas novas botas para neve, garante que são à prova de água. Quando estiveres no topo da montanha, a última coisa que vais querer é que os teus pés estejam molhados — além de ser desconfortável, pode ser mesmo perigoso em situações de temperaturas abaixo de zero.

As botas Timberland para homens são impermeáveis?

A Timberland fabrica botas impermeáveis, à prova de chuva e não resistentes à água — tudo depende da função da bota. Se estás à procura de um par específico e precisas que sejam impermeáveis, pergunta na loja, lê a etiqueta ou verifica as especificações online.

Para ver se um par de botas é impermeável, espreita a secção “Caraterísticas” online. Por exemplo, nossas botas 6 Inch Premium são impermeáveis, mas as Chukka Bradstreet em pele não são.

As botas de inverno são impermeáveis?

Um bom par de botas de inverno devem proteger-te contra a chuva, a neve e o frio, portanto, devem ser completamente à prova de água. As melhores botas para o inverno são revestidas com uma camada respirável para manter os teus pés isolados da humidade que vem de fora, mas também permitir que a transpiração evapore.

Muitas das botas da Timberland são completamente impermeáveis e apropriadas para o inverno graças ao isolamento PrimaLoft® ECO. Espreita as nossas botas Premium 6 Inch Heritage, que foram feitas para manterem os teus pés quentes, secos e confortáveis, independentemente do frio que vier neste inverno.

As Chukka são impermeáveis?

As botas Chukka são um modelo, não um material. Há algumas que são impermeáveis e outras que foram feitas somente como itens de estilo. Este segundo grupo pode deixar passar alguma humidade, principalmente sob chuva intensa ou neve.

Na Timberland, produzimos botas Chukka que se encaixam tanto na categoria moda como na de calçado de ar livre. Se queres um par de botas Chukka impermeável, as nossas Chukka Tuckerman serão perfeitas para ti.


As botas de caminhada são impermeáveis?

As caminhadas ao ar livre expõem-te a todo tipo de solo, desde pedras secas até solos lamacentos e, se calhar, até pequenos cursos de água. Um bom par de botas de caminhada deveriam, assim, ser impermeáveis. Mas verifica sempre a etiqueta antes de comprar, pois algumas botas de caminhada não são impermeáveis, principalmente as pensadas para as caminhadas de verão.

A Timberland produz vários tipos de botas para caminhada impermeáveis. As botas Chocorua Trail são fabricadas com a membrana Gore-Tex®, que mantém a água do lado de fora, mas permite que os teus pés respirem, expulsando a transpiração. Também usamos a nossa própria membrana de isolamento e impermeabilização. As botas Richmond Ridge são um dos modelos que incorporam as nossas tecnologias TimberDry e PrimaLoft.

As botas de camurça são impermeáveis?

A camurça não é conhecida pelas suas características impermeáveis. É feita de uma camada interior do couro menos suave. É justamente esta camada suave da pele normal que torna o material naturalmente impermeável e receptivo aos tratamentos impermeabilizantes.

A camurça pode ser, claro, tratada para ficar um pouco mais resistente à água, mas se deixares as botas de camurça demasiado molhadas ou cheias de lama, provavelmente nunca vais conseguir deixá-las outra vez como novas. O nobuk é uma boa alternativa intermediária entre a camurça e o couro. Parecida com a camurça na aparência, é mais robusto, mais resistente à água e mais fácil de limpar. Na Timberland, podes encontrar produtos tanto em camurça como em nobuk.

Os calçados com Gore-Tex são impermeáveis?

Fabricada pela W. L. Gore and Associates, a Gore-Tex® tem sido considerada o padrão de ouro em produtos impermeáveis há vários anos. Este material impermeável e respirável tem uma camada feita de uma membrana que contém milhões de furos microscópicos que permite a evaporação dà água, mas mantêm a água líquida do lado de fora. Assim, a transpiração pode escapar e o calçado continua perfeitamente impermeável.

Se a etiqueta de um produto diz ter uma camada Gore-Tex®, então será seguramente impermeável. Actualmente, existem muitos produtos similares no mercado — a nossa marca própria de membrana impermeável chama-se TimberDry — mas a Gore-Tex® permanece uma das tecnologias impermeáveis mais reconhecidas. Por isso, tem sido líder de mercado e conquista a confiança de praticantes de caminhadas ao ar livre em todo o mundo há várias décadas. Espreita a nossa gama de calçado premium com Gore-Tex® e TimberDry no nosso website.