Timberland PT Comprar
Carrinho

Como Posso Saber Se Preciso de Palmilhas?

2024-05-23

Como Posso Saber Se Preciso de Palmilhas?

Men in Timberland clothing standing on rock in park

Palmilhas (ou órteses, para usar o termo técnico) são encaixes acolchoados ou almofadados que encaixam dentro do sapato (ou ambos os sapatos) para oferecer um conforto extra. Mas o conforto não se aplica apenas aos pés – se tiveres um problema nos pés, ele pode muitas vezes manifestar-se através de dores no calcanhar ou problemas nos tornozelos, barriga da perna, pélvis e até mesmo nas costas. As palmilhas certas podem ajudar mais do que possas imaginar.

Temos de mencionar um facto muito importante antes de continuarmos. Os problemas nos pés – pés chatos, fascite plantar ou dores mais acima nas pernas ou nas costas – não são coisas que tu mesmo possas diagnosticar. Se estiveres a sofrer com alguma dessas dores, é importante que consultes o teu médico ou um farmacêutico, que poderá encaminhar-te a um especialista em tratamento dos pés, conhecido como podólogo, para diagnosticar o problema.

Se deixares ao teu critério, podes acabar por escolher palmilhas que agravam o problema (por exemplo, palmilhas de apoio em arco quando o problema é no calcanhar). Pode até acontecer que o problema não seja dos pés, mas sim dos sapatos.

Sinais de que podes precisar de palmilhas

O teu podólogo poderá aconselhar-te sobre palmilhas de apoio em arco, órteses full-length, etc., dependendo das especificidades da tua condição. As órteses poderão curar a dor ou os problemas de postura da noite para o dia. Em alternativa, podes precisar apenas de colocar os pés para cima por um bocado ou comprar palmilhas de conforto autoadesivas, que se encontram em qualquer superfície comercial. Alguns sintomas e condições a serem observados incluem:

  • Pés chatos – não há arco percetível entre o calcanhar e a bola do pé

  • Dor súbita, no calcanhar ou no arco do pé – muitas vezes causada por longos períodos de pé

  • Questões de equilíbrio – vale a pena analisá-las, porque podem ser dos pés, mas também podem ser do ouvido interno ou de vertigens

  • Os sapatos do pé esquerdo e direito desgastam-se de forma desigual – a maioria dos sapatos desgastam-se ao mesmo tempo, mas se uma sola se desgasta mais rápido, pode sinalizar um problema num dos pés

  • Diabetes – podem causar problemas nos pés que podem ser aliviados com a inserção de palmilhas nos sapatos

  • Gota – uma dor aguda nas articulações que geralmente ocorre no dedo grande do pé

Palmilhas para uso geral

Além das necessidades médicas, existem momentos em que simplesmente queres um pouco mais de conforto nas botas, e em tais casos, podes usar palmilhas. Por exemplo, se o enchimento que veio na bota se desgastou, mas o calçado ainda está bom, porque não substituir a palmilha de conforto? Talvez os sapatos sejam um pouco grandes – as palmilhas podem preencher o espaço dentro do sapato. Ou talvez vás ficar muito tempo em pé ou fazer uma caminhada; mais uma vez, se colocares palmilhas, podes evitar dores nos pés após algumas horas de atividade.

Também podes adquirir palmilhas desportivas feitas de espuma ou gel, que proporcionam um amortecimento extra e absorção de choques, além de oferecerem um suporte adicional. As palmilhas Sorbothane Double Strike são particularmente úteis se vais correr ou praticar desportos de alto impacto, como o ténis.

Começa com um calçado de qualidade

Se as tuas botas forem desconfortáveis, vais acabar com dores nos pés. É por isso que é uma boa ideia comprares calçado de qualidade, produzido com bons materiais e um alto nível de mestria. Deves isso aos teus pés e às tuas costas. Então, porque não elevar a qualidade?