Timberland PT Comprar
Carrinho

Como remover nódoas de botas em pele e camurça

2024-05-23

Como remover nódoas de botas em pele ou camurça

Removing stains from Timberland boots

Na Timberland, orgulhamo-nos de usar apenas as matérias-primas mais nobres, para que vivas o teu dia a dia em harmonia com todos os elementos da natureza. Então, porquê que é que uma nódoa nas tuas novas botas haveria de arruinar o teu dia?

Preparámos um guia especialmente para ti, com todos os métodos e as dicas de que precisas para removeres a sujidade dos teus sapatos e garantir que a nódoa não fica lá para sempre.

Remover a sujidade geral e as marcas de uso normal

O primeiro passo para cuidar das tuas Timberland é aprender a cuidar da sujidade quotidiana, que os elementos da natureza geram.

Como remover terra e poeira das tuas botas de pele

  1. Escova delicadamente as tuas botas até teres retirado o excesso de barro.

  2. Usa uma esponja ou um pano macio molhado em água com sabão para limpar as botas de maneira uniforme.

  3. Com uma toalha seca, enxuga cuidadosamente as botas antes de deixá-las num local ventilado durante toda a noite para terminarem de secar.

Como remover a terra das tuas botas de camurça

  1. Escova delicadamente as tuas botas até teres retirado o excesso de barro.

  2. Usa uma escova de metal para escovar as botas de maneira uniforme e concentra-te nas nódoas e marcas mais escuras.

Para marcas de uso mais resistentes na pele nubuck e na camurça, usa uma barra de limpeza — que podes encontrar no nosso Dry Cleaning Kit — e esfrega sobre a área afectada para remover a nódoa.

Dica extra: Nas botas de camurça, escova na direção das fibras para manter o pêlo uniforme.

Como remover nódoas de água das botas de camurça ou pele

Entre todos os elementos naturais, as nódoas de água são as que, normalmente, afetam mais os teus sapatos. Mas é muito fácil cuidar dessas desagradáveis marcas de água com uma rotina de cuidados para ambos os materiais. O objetivo é humedecer a região afectada, proporcionando uma secagem uniforme para acabar de vez com a nódoa.

  1. Humedece a área em torno da nódoa usando água natural. (para a pele, usa um pano macio ou uma esponja. Para a camurça, usa a nossa Escova para Camurça.)

  2. Cuidadosamente, faz a humidade penetrar para dentro dos sapatos, dando maior atenção à área da nódoa.

  3. Deixa as tuas botas num local bem ventilado para secarem, e enche-as com papel se forem botas de camurça. Isso vai garantir que o formato da bota se mantém.

Dica extra: Não enchas as tuas botas de camurça com jornal quando estiverem a secar, pois a tinta do jornal pode transferir-se e danificar as tuas botas!

Remover nódoas difíceis

Como remover nódoas de sal dos sapatos de camurça e de pele

A remoção nódoas de sal exige um passo a mais de limpeza, mas segue ainda o método infalível que já conheces. Estes passos servem tanto para a pele nubuk, como para a camurça Timberland.

  1. Primeiro, escova o sal em excesso que estiver nas tuas botas Timberland.

  2. Mistura uma parte de vinagre com duas partes de água e esfrega essa mistura nas tuas botas, usando um pano macio.

  3. Com um pano limpo, remove qualquer resíduo de vinagre que tenha ficado.

  4. Deixa as tuas botas secar durante a noite numa zona bem ventilada.

Como remover nódoas de gordura dos teus sapatos de camurça e de pele

Esta é uma das nódoas mais resistentes que podes enfrentar, mas não é impossível de retirar, se tiveres à mão a solução adequada.

  1. Se a nódoa ainda estiver húmida, absorve o máximo que conseguires com um pano, toalha ou um lenço de papel.

  2. Espalha algum pó absorvente — como talco — sobre a área afetada.

  3. Deixa as botas repousarem durante a noite, sem esfregar o pó.

Para as botas de camurça, continua o procedimento esfregando a área com a Escova para Camurça Timberland. Para as botas de pele nubuk, basta esfregar o pó e retirá-lo na manhã seguinte.

Proteção e prevenção

Para manter as tuas Timberland como novas por mais tempo e prolongar a sua vida útil, pequenos cuidados têm grandes efeitos. Se esfregares regularmente as tuas botas para evitar que a sujidade se acumule, vais garantir a longevidade dos materiais, principalmente da pele nubuk que usamos nos nossos sapatos.


Queres ir ainda mais longe? Usa uma espuma de limpeza para eliminar marcas ou nódoas. Basta aplicar o produto de maneira uniforme nas tuas botas, usando um aplicador de esponja e, depois, limpá-las. Para a prevenção, investe num repelente de água e manchaspara proteger contra a água e outras nódoas. Temos tudo aquilo que precisas no nosso Kit de Produtos de Tratamento, que contém todos os produtos necessários para manteres as tuas botas como novas por mais tempo.