Timberland PT Comprar
Carrinho

Como Usar o Casaco Bomber

2024-05-23

Como Usar o Casaco Bomber

People in Timberland boots sitting on steps in front of building

O casaco bomber tem sido uma mistura casual entre um casaco de inverno e um casaco leve desde há mais de 60 anos e tornou-se uma peça de vestuário elegante para qualquer pessoa que queira aperfeiçoar o seu visual. Tem sido uma peça clássica em várias culturas – a opção ideal para as mudanças na moda ao longo dos tempos. A propósito: tanto os mods como os rockers tinham as suas próprias versões do estilo, embora o casaco bomber de couro preferido pelos motociclistas estivesse mais próximo do original militar do que as versões italianas de designer, ao estilo das lambretas.

Antes de falarmos sobre os looks com casacos bomber, temos de mencionar as origens deste nome invulgar. A origem do termo bomber (bombardeiro) remonta ao início dos voos motorizados, no início do século XX. Os primeiros aviões não tinham cockpits cobertos, por isso estavam expostos a intempéries e ar rarefeito e gelado. Assim, um casaco isolado com punhos apertados era essencial.

Na verdade, o «casaco de bombardeiro» era simplesmente designado de «casaco de voo» até à 2.ª Guerra Mundial, quando os pilotos e tripulações de bombardeiros americanos foram enviados com eles. Embora nos anos 40 os aviões já não fossem abertos, não eram pressurizados, por isso podiam ficar incrivelmente frios a grandes altitudes. Apesar do nome, o casaco bomber foi usado tanto por pilotos de caça como por equipas de bombardeiros. Contudo, foram os Tail Gun Charlies, os atiradores de torres e os bombardeiros que se tornaram sinónimos do casaco, especialmente os que estavam posicionados no Reino Unido. A associação, e o nome, pegaram.

Como usar um casaco bomber

A coisa mais importante a lembrar ao usar um casaco bomber é que precisa de servir bem. Alguns são mais justos, outros têm mais enchimento; mas todos são desenhados para «abraçar» o corpo, com um ajuste confortável. Um casaco bomber que seja demasiado grande ficará mal porque, apesar da sua natureza informal, é bastante justo. Se houver demasiado espaço no interior, manifestar-se-á no exterior, com ombros descaídos, cintura saliente e uma aparência geral de desleixo. Se é esse o look que procuras, podes ficar melhor com um casaco de ganga ou blusão.

Este fator tem influência no que pode ser usado por debaixo de um casaco bomber. Em resumo, não podes usar nada demasiado pesado, como um pulôver ou várias camadas – ficarias sem espaço para te mexeres. É por isso que deves limitar-te sempre às t-shirts, camisolas, camisas e hoodies e, mesmo assim, é melhor ficares pelas mais leves.

Casaco bomber e t-shirt de gola redonda – o look clássico

O derradeiro look casual chic, com um casaco bomber, é conjugá-lo com uma t-shirt, uns jeans, e sapatilhas ou botas. É um visual que nunca passará de moda, porque o comprimento do bomber complementa os jeans na perfeição, criando uma silhueta atraente. Funciona com casacos bomber de tecido ou couro, e não há regras quanto às cores das peças. O couro preto funciona bem com qualquer cor de t-shirt, ou até com uma camisola com desenhos. Até fica bem com uma t-shirt preta e jeans pretos, para um visual de ciclista urbano. Um casaco bomber, em azul marinho ou castanho, fica bem com uma t-shirt branca e jeans azuis – dá-te aquele look James Dean, que nunca admitirás querer imitar (mas que, na realidade, queres replicar).

Casaco bomber e hoodie – uma conjugação urbana

Talvez tenhas reparado numa coisa que o clássico casaco bomber não tem – um colarinho pronunciado. É uma das diferenças que apresenta em relação ao casaco de aviador, que geralmente tem um colarinho pronunciado, desenhado para ser levantado. Pode haver um colarinho subtil ou algum detalhe estilístico à volta, mas um bomber de estilo urbano não costuma ter colarinho.

Assim, surge a segunda possibilidade: usá-lo sobre um hoodie. Mais uma vez, não há regras de cor. Basta que se complementem. O principal ponto é que o capuz deve ser usado solto fora do casaco (quer esteja ou não cabeça), e as mangas do hoodie nunca devem sair dos punhos do casaco – fica estranho. Aberto ou fechado, o look é marcadamente urbano. Por isso, dá-te uma vibe elegante e intelectual ao teu look casual. Conjuga-o com jeans apertados ou chinos, um par de botas de qualidade ou as tuas sapatilhas prediletas para aperfeiçoar o tom casual. Atenção – escolhe um hoodie leve. Alguns são criados para serem usados como casacos e, por isso, podem ter um tecido bastante pesado, que não funciona por debaixo de um casaco bomber moderno.

Todo fechado

Uma forma inteligente de usar o bomber é, simplesmente, fechá-lo até cima. Parece simples, mas é um look estiloso para um casaco naturalmente casual. Aproveita a forma estreita do bomber, por isso manténs uma silhueta esguia, especialmente com calças de ganga e botas estreitas, ou talvez uns chinos escuros com sapatos volumosos. Como os casacos bomber costumam ser leves, não terás calor, independentemente do que usares por debaixo dele. Na verdade, é perfeito para usar com uma t-shirt, caso vás a um bar depois do trabalho ou faças a viagem casa-trabalho na primavera. 

Polo e bomber – um toque moderno

O look mod nunca sai de moda – está sempre presente. Surgiu nos anos 60, voltou a aparecer nos anos 80 e regressou no final da década de 90. Por isso, podemos dizer que está um pouco atrasado no seu ciclo de 15 a 20 anos. Podes antecipar-te – basta usares o teu melhor bomber e um polo básico. Não precisas de sapatos de designer italianos... Umas sapatilhas confortáveis e umas calças leves com um bomber escuro ou verde, com um polo branco e jeans azuis. É uma forma estilosa de te vestires de forma informal – uma abordagem do século XXI ao look pré-milénio intemporal.

Em nylon, algodão, couro ou camurça... o casaco bomber evoluiu muito desde que manteve os pilotos de caça a combater a grandes altitudes. Praticamente todas as subculturas que surgiram no mundo livre depois de 1945 adotaram-no e adaptaram-no para o tornarem seu. É uma tradição que continua até hoje, com a cultura atual a usá-lo confortavelmente na rua e, como já vimos, a ir com quase tudo. É um casaco casual obrigatório para os tempos modernos, quer te identifiques com um certo estilo ou apenas queiras um conjunto completo para o exterior para estares no teu melhor. Mantém o teu casaco leve e os punhos apertados – o casaco bomber está de volta.