Timberland PT Comprar
Carrinho

O que usar com botas chukka

2024-05-23

O que usar com botas chukka

timberland chukka boots

As botas chukka devem provavelmente o seu nome ao chukka (ou chukker), um período de uma partida de polo com um quarto da duração total. O mistério está na ligação disto ao a este calçado porque o desporto é disputado com botas de equitação com o comprimento do joelho, e não do tornozelo. Uma teoria é que este calçado era usado após o jogo, mas a verdade é desconhecida.

O que sabemos é que a bota chukka se tornou num calçado essencial, utilizado tanto em ambientes formais como casuais. As chukkas originais eram castanho-claras e tinham dois ou três furos para os atacadores, o mais alto atingindo o tornozelo. Hoje em dia, o termo é muito mais amplo e pode significar uma gama de botins sem limite no número de furos para os atacadores e numa grande variedade de cores. Então, como usar as botas chukka? Vamos ver a seguir.

Qual a melhor forma de usar as botas chukka?

Uma vez que as botas chukka podem ser formais ou casuais, podem ser usadas com calças de ganga, calças de fato ou o fato completo. Geralmente, as botas de camurça caqui ficam espetaculares com ganga, enquanto as chukkas em pele lisa pretas ou castanhas têm um estilo mais formal. Certifica-te apenas de que as calças não são skinny.

O tornozelo subido das botas chukka faz com que tenhas de ter cuidado quando escolheres a largura das tuas calças de fato ou de ganga. Se forem demasiado estreitas, vão ficar enrugadas na parte inferior, uma vez que não têm largura para deslizar sobre as botas. Se forem demasiado largas, acabas por ter um visual um pouco hippie dos anos 70. As chukkas irão sempre dar um toque elegante ao teu look, mesmo que seja bastante informal, por isso, escolhe usá-las com calças. Com calções normalmente não ficam bem.

Quando usar então umas botas chukka?

Nos tempos modernos, as botas chukka são botins para uso diário que podem ser bastante formais ou um pouco mais informais, mas nunca vão parecer descontraídas. No passado, foram usadas por soldados norte-africanos, para evitar que estes tivessem areia nos pés e, ao mesmo tempo, usassem um calçado não muito pesado.

"Botas chukka" é uma expressão genérica para uma vasta gama de estilos, pelo que as podes usar em ocasiões formais ou semi-formais, como as chukka American Craft; casuais, como as Adventure 2.0, ou para a prática de exercício as chukka Newmarket.

timberland chukka boots

É possível usar chukkas no inverno?

As botas chukka podem ser usadas durante todo o ano – na verdade, são ideais para o inverno, uma vez que as laterais subidas oferecem alguma proteção contra o ar frio ao nível do solo. Tem cuidado com as botas chukka clássicas em camurça, porque podem ficar danificadas no seu acabamento em climas de chuva ou neve.

Se queres fazer mais atividades de inverno para além das deslocações casa-trabalho ou passeios normais, por exemplo, ir ao campo ou fazer algum exercício ao ar livre, podes achar uma boa opção as botas chukka de ar livre que temos na nossa coleção. Apesar de terem muitas das caraterísticas das botas de caminhadas de montanha, têm umas solas mais urbanas.

Quais são as diferenças entre as botas chukka e as botas de deserto?

A principal diferença entre as botas chukka e as botas de deserto são as solas. As botas de deserto têm umas solas rasas mais rugosas, em crepe de borracha, e um pequeno salto. As botas chukka podem ter solas em pele ou solas mais aderentes em borracha, consoante a formalidade do modelo.

Na verdade, as botas de deserto são uma espécie de chukka e têm a sua origem neste estilo. As botas de deserto nunca foram concebidas para serem usadas em ambientes formais — têm um design muito mais rústico, apesar da sua sofisticada qualidade. Para além disso, têm quase sempre cores terrosas ou arenosas e um acabamento acamurçado, devido às suas origens dos tempos de guerra.

As botas chukka são à prova de água?

As chukka são um modelo de botas, não uma marca ou um produto específico. Portanto, algumas são à prova de água, outras não. Tudo depende da utilização pretendida. As botas chukka feitas para a prática de desportos ao ar livre serão à prova de água, já um par mais formal pode não ser. Entre os dois extremos estão as chukkas de uso geral, resistentes à água.

timberland chukka boots

O referido estilo de botas para o ar livre é à prova de água para poder enfrentar os terrenos húmidos e com neve. Porém, algumas botas chukka urbanas também são à prova de água. As chukka Larchmont, por exemplo, são 100% impermeáveis e têm uma boa aderência. Assim, se fores surpreendido por uma daquelas chuvadas, os teus pés estarão sempre secos e seguros.

As botas chukka são boas para caminhadas na natureza?

As botas chukka de uso formal não se destinam às caminhadas na natureza — na verdade, poderia até ser perigoso usá-las em terrenos acidentados e íngremes. Se gostas do estilo chukka e queres umas botas para caminhadas na natureza, podes sempre optar por um modelo que tenha sido concebido para esta atividade.

As nossas botas Field Trekker, como o próprio nome sugere, são perfeitas para caminhadas e têm laterais relativamente altas, para garantir o máximo em conforto e estabilidade. Também são respiráveis e fabricadas com solas firmes e solas intermediárias, o que as torna um par de botas chukka perfeitas para os trilhos nas montanhas.

timberland chukka boots

Chukka: mais do que uma bota

Um nome misterioso, uma história militar, modelos de estilo formal, casual e ativo, e mil e uma interpretações — as botas chukka desafiam praticamente qualquer classificação. Mas assim que pões os teus pés numas tens uma imediata sensação de conforto, segurança e estilo que te dizem que estás a usar, sem dúvidas, umas botas chukka. Espreita os nossos estilos e deixa-te envolver num bom bocado de história.