Timberland PT Comprar
Carrinho

Será que os sapatos de vela da Timberland são adequados para velejar?

2024-05-23

Será que os sapatos de vela da Timberland são adequados para velejar?

Timberland Leather Boat shoes

Os sapatos de vela, também conhecidos como sapatos de marinheiro, normalmente são feitos de materiais como lona ou pele e as suas solas não deixam marcas. Foram especificamente concebidos para proporcionar tração em superfícies molhadas com a ajuda de um padrão de saliências esculpido nas solas. Os sapatos de vela modernos foram inventados em 1935 e foram inspirados no comportamento das patas dos cães, para nos impedir de escorregar. O inventor é também o fundador da empresa Sperry Top-Sider, que continua a ser uma marca bastante popular de sapatos de vela. Outras das marcas mais populares são as Portside, Sebago e Timberland.

Embora as suas origens estejam ligadas à navegação, na década de 1970, os sapatos de vela tornaram-se populares não só no convés, mas também em terra tanto para homens como para mulheres. Costumavam ser usados sem meias, e o estilo mocassin era bastante popular durante os dias de sol ao pé da praia, especialmente nas cidades costeiras. Também costumavam ser sinónimo de um certo estatuto a nível financeiro, pois revelavam que essas pessoas tinham dinheiro suficiente para ter um iate. Hoje em dia, este tipo de calçado costuma ser associado a um visual mais aprumado.

Que sapatos devo usar quando vou velejar

Nem todas as viagens num barco requerem que invistas num par de sapatos de vela especializados. Por isso, se te convidaram para uma viagem de um dia, não significa que tens de ir a correr comprar um par de mocassins novos. O mais prático é usares algo que já tenhas. Só precisas de ter alguns pontos em mente para assegurares que o teu calçado é adequado.

Sola que não deixa marcas

Como uma cortesia para com o dono do barco, deves sempre querer garantir que a sola dos teus sapatos ou botas não deixa marcas em superfícies suaves. Visto que o convés está quase sempre molhado, uma sola normal deixa sempre marcas negras desagradáveis. Isto não só é chato de se limpar, como também faz com que não seja agradável sentares-te ao pé das mesmas.

Os teus sapatos poderão já ser do tipo que não deixa marcas se tiverem solas brancas ou claras (em vez do castanho ou preto). Os sapatos com solas moles também não costumam deixar marcas. Por outro lado, as solas de cabedal são as piores para usar num barco e deixam marcas no chão do convés.

Boa aderência

Tal como já mencionámos, o convés de um iate pode ser bastante escorregadio. E já que um barco pode não ser dos sítios mais estáveis, com a agravante do seu chão escorregadio, isto pode tornar-se numa situação perigosa. É por isso que é aconselhável a utilização de uma boa sola que não te deixe escorregar. Embora todos os tipos de sapatos de vela tenham essa sola, as tuas sapatilhas casuais da Timberland também podem ser uma boa opção. Certifica-te apenas de que a sola é de borracha e que não escorrega nos vários tipos de superfícies.

À prova de água

A resistência à água é aquela característica final que irá assegurar-te uma navegação segura. Não há nada pior do que ter os pés frios e molhados durante uma viagem. Por isso, talvez seja uma boa ideia optares por sapatos em pele (mas sem solas de cabedal), ou em último caso leva uns sapatos em lona que sequem muito rapidamente.

Como apertar os sapatos de vela

Para alguém que tenha uns sapatos de vela e costume andar de iate com frequência, é melhor comprar uns sapatos especializados, tais como, os Sapatos de Vela Clássicos da Timberland. Estes sapatos foram especialmente concebidos para a navegação, irão garantir a tua segurança a bordo ao mesmo tempo que te proporcionam um bom amortecimento para as viagens mais longas.

Se já tens um par de sapatos de vela, talvez seja importante aprenderes qual a melhor forma de os apertares para garantires o máximo conforto e segurança. Um bom nó garante que os sapatos não te saltam dos pés, mesmo em águas mais agitadas. E um nó bem feito pode não só dar-te estilo como também pode ser bastante funcional. Estes são alguns dos exemplos: Nó de Corrente, Nó de Barril, e o Nó de Tassel.

O mais comum e fácil de utilizar para segurar os teus sapatos de vela (bem como as tuas botas de caminhada) é o Nó de Cirurgião. Começa por apertar os sapatos tal como costumas fazer, passando um atacador por cima do outro. E depois continua até ficares com as "orelhas de coelho". Todavia, antes de apertares os dois lados, volta a passar uma das "orelhas" pelo nó e só depois os apertas. Este método assegura que os laços não se desfazem com o passar do tempo.

Sapatos de vela clássicos para que possas vencer

Como já pudeste constatar, não precisas de ter uns sapatos de vela se não tens por hábito velejar. Desde que a sola dos teus ténis seja do material ideal, é o suficiente para que possas ir numa curta viagem de iate.

No entanto, se planeias fazer da vela um passatempo, um bom par de sapatos de vela em pele da Timberland é fundamental. Quer se trate dos sapatos de vela Timberland para homem ou dos clássicos sapatos de vela cor-de-rosa para mulher, existe uma grande variedade de sapatos de vela para te ajudar a fazer uma viagem segura e, ao mesmo tempo, mostrares um sentido de estilo inexcedível.