Timberland PT Comprar
Carrinho

Qual é a melhor forma de amarrar as botas?

2024-05-23

Qual é a melhor maneira de amarrar as botas?

Apertar os atacadores das botas pode parecer um processo bastante simples, mas o que podes não saber é que existem formas certas e erradas de fazê-lo. Uma caraterística das botas é que tendem a chegar aos tornozelos, como tal precisas de uma forma rápida de apertá-las e desapertá-las, ou podes ter de gastar vários minutos de cada vez que o fizeres.

Ao mesmo tempo, as botas precisam de estar razoavelmente justas para permanecerem firmes e não deixarem entrar a água, portanto não podes simplesmente pular furos para acelerar o processo. Por fim, têm de ter um ar bonito — e há maneiras diferentes de conseguir isto. Eis as dúvidas mais frequentes sobre amarrar as botas, com algumas respostas úteis.

best-way-to-lace-up-timberland-boots

Como amarrar as botas?

As botas precisam de estar justas o suficiente para ficarem firmes, mas não tão apertadas a ponto de restringir os movimentos dos teus pés. A melhor forma de alcançar este resultado é apertar os atacadores até ao topo. Puxa os atacadores até sentires uma leve resistência, e continua para a fileira seguinte.

No caso das botas para caminhadas ou para o trabalho, é melhor que apertes os atacadores em estilo cruzado, uma vez que este tipo de entrelaçamento forma ângulos que ajustam as botas de maneira uniforme, além de ser mais fácil pô-las e retirá-las. Amarrá-las num sistema cima-cima-baixo-baixo (em vez de cima-baixo-cima-baixo) diminui o stress sobre o próprio atacador, reduzindo as probabilidades de que sofra desgastes e se rompa. Saberás que está correctamente entrelaçado se, ao olhares as botas de cima, vires uma série de X, e não diagonais cruzadas que passam por cima e por baixo de cada interseção.

Como amarrar as botas formais?

A maioria das pessoas preferem uma aparência elegante nas botas formais, portanto, a mais usada frequentemente é o entrelaçamento dos atacadores em barras direitas. É assim denominado quando o atacador forma linhas retas paralelas de um lado para o outro e todas as diagonais ficam escondidas por debaixo. Há várias maneiras de fazer esta amarração direita.

A forma mais simples é enfiar, da parte de baixo, uma extremidade do atacador no furo 1 inferior do lado esquerdo. Aqui deve-se puxar o atacador de forma a cruzar com o primeiro furo do lado direito. Depois, passando por debaixo, enfiar essa mesma extremidade no furo 2 do lado direito. Entrar então com o atacador no furo 2 do lado esquerdo adjacente. Depois disso, enfiar a outra extremidade do atacador (a do furo 1 do lado esquerdo) no furo 3 do lado esquerdo, e assim sucessivamente.

Uma outra maneira é usar o entrelaçamento direito diagonal. O atacador entra no furo superior esquerdo e sai no inferior direito, então atravessa para o furo inferior 1 esquerdo pelo lado externo. Cruza para o furo 2 do lado direito e depois atravessa direito para o furo 2 do lado oposto e continua dessa forma até o topo do calçado.

A maior desvantagem de amarrar os cordões em linha reta é que precisas de estimar o comprimento de que vais precisar na ponta que não estás a passar pelos ilhós. Muito provavelmente, vais calcular de forma errada da primeira vez e terás que passar por cada uma das fileiras a soltar ou apertar um pouco até conseguires duas pontas de comprimento igual. Para além disso, é mais demorado tempo do que a simples amarrar de forma cruzada para apertar e afrouxar, mas o trabalho duro é compensado pelo visual elegante e uniforme.

Qual é comprimento necessário dos atacadores para botas?

O comprimento dos atacadores é determinado pelo tipo de amarração, o número de ilhós e o peso da bota. A maneira mais eficiente de amarrar as botas (a que necessita de um comprimento menor) é a amarração cruzada. Deves ter um mínimo de 10 cm de cada lado para conseguires dar um laço.

black-timberland-boots

Como regra de ouro, deves contar todos os ilhós e multiplicar este número por 10 para obteres o comprimento em centímetros. Assim, uma bota com 7 ilhós precisa de atacadores de 140 cm (14 x 10), botas com 8 ilhós precisam de 160 cm, botas com 9 ilhós necessitam de 180 cm e assim sucessivamente. Se vais usar o método da amarração direita, deves ainda acrescentar 10 cm a estes totais.

As maneiras criativas de amarrar os sapatos são tão fortes como as normais?

De uma forma geral, os estilos de amarração decorativos privilegiam a aparência e não a utilidade, portanto são ideias para o uso no dia a dia, mas não são aconselháveis para as caminhadas na natureza ou para o trabalho. O simples estilo cruzado promove um ajuste consistente desde o tornozelo até aos dedos, enquanto os estilos decorativos têm frequentemente partes mais ajustadas e outras mais frouxas, o que não é ideal.

Se queres mesmo impressionar os teus amigos com atacadores que se destacam, há muito mais do que somente as cores entre as quais escolher. Na verdade, há uma arte de apertares os atacadores dos teus sapatos, ténis e as botas de maneiras inovadoras que podem ser perfeitas para quando queres que os teus pés sejam vistos no meio da multidão. Este site tem uma lista com nada menos do que 62 estilos, desde os mais simples e práticos até aos designs baseados no trabalho de MC Escher, padrões starburst e pentagramas, entre muitos outros. Experimenta um destes estilos e deixa os teus amigos de boca caída!

man-wearing-grey-timberland-boots