Timberland PT Comprar
Carrinho

As 8 razões da sustentabilidade da roupa Timberland

2024-05-22

As 8 razões da sustentabilidade da roupa Timberland

five-models-wearing-timberland-sustainable-clothing

A forma como consumimos a moda tem um forte impacto no ambiente, mas com as promoções tentadoras e a vontade de acompanhar as tendências, a sustentabilidade nem sempre é uma prioridade quando vamos às compras.

Na Timberland, fazemos a nossa parte para tornar mais fáceis as tuas decisões eco-conscientes ao comprares calçado e roupa. Neste artigo, listamos 8 aspectos que tornam as roupas Timberland sustentáveis.

1. Plástico e borracha reciclados

Sendo as botas o nosso produto-chave, sabíamos que era importante usá-las como vector para a mudança. Em 2007, lançámos as botas Earthkeepers — as mais ambientalmente responsáveis que já fabricámos. Cada par foi produzido com uma garrafa plástica reciclada no revestimento, borracha reciclada e pele curtida menos prejudicial ao planeta.

Em 2019, praticamente todos os produtos da Timberland foram fabricados com materiais reciclados, biológicos ou de fontes renováveis (ROR, na sigla em inglês), e adoptámos a meta de garantir que 100% do nosso calçado teria ao menos um componente com conteúdo ROR até 2020.

Espreita as nossas novas botas masculinas 6 Inch ReBOTL™.

2. godão de fonte sustentável

Em 2018, 75% do algodão que usávamos na nossa roupa era proveniente de fontes sustentáveis. Actualmente, o nosso compromisso é garantir que 100% do algodão que usamos no nosso vestuário é certificado como Biológico, Reciclado ou de Comércio Justo, originário dos EUA ou comprado de fornecedores com selo o Better Cotton da Better Cotton Initiative (BCI) até 2020.

Toda as peças da nossa coleção Earthkeeper em algodão biológico têm ao menos um componente feito de uma mistura de tecidos altamente macios, com o mínimo de 50% de algodão biológico. Dito de forma simples, significa que o algodão foi cultivado sem o uso de químicos ou aditivos e utiliza métodos e materiais ecologicamente correctos que ganham destaque no que diz respeito à moda ética.

girl-boys=timberland

3. Fornecedores de pele

Desde 2011, a nossa política tem sido usar somente peles de curtumes com certificação Prata ou Ouro do Leather Working Group. A certificação LWG é dada aos curtumes que demonstram boas práticas e indicadores de desempenho ecológicos.

Para além disso, eliminámos a compra de peles de qualquer país ou região onde temos conhecimento da existência de problemas relativos à criação ou bem-estar animal. Até 2020, o nosso objectivo é garantir que a pele que usamos seja comprada em curtumes com selo LWG Prata ou Ouro.

4. Programa de Reciclagem de Calçado em Segunda Mão

Todos os anos, na Europa, acumulamos mais de 12,2 toneladas de lixo têxtil, com mais de metade a ir parar a aterros sanitários e incineradores. O nosso programa Second Chance dá aos clientes uma oportunidade de evitar que o seu calçado usado vá para aterros sanitários, revitalizando o ambiente de forma fácil e descomplicada.

O calçado que já não usa pode ser levado a uma loja Timberland participante e deitado nas caixas Second Chance, ganhando uma nova vida através da associação de caridade Traid. Como recompensa oferecemos um cupão de 10% de desconto na tua próxima compra!

5. Plant the Change

Na Timberland, reconhecemos o poder e a importância das árvores no que toca a melhorar a qualidade do planeta e o bem-estar individual. É por isso que nos comprometemos a plantar 50 milhões de árvores em todo o mundo nos próximos três anos, em colaboração com sete organizações mundiais, como parte da nossa campanha ‘Plant the Change’.

guy-standing-in-timberland-hat-coat

6. Energia renovável

Não são só os materiais que usamos que têm um impacto na sustentabilidade. Também temos em consideração o processo produtivo. No final de 2017, o nosso uso de energia renovável era de 29%. Em 2020, temos o objetivo de reduzir o consumo total de energia em 10% e, ao mesmo tempo, comprar 50% da nossa energia de fontes sustentáveis.

7. Desperdício zero

A redução do desperdício está a tornar-se mais importante do que nunca, uma vez que grandes quantidades de resíduos têxteis têm como destino os aterros. Na Timberland, adoptámos a meta de reduzir em 95% a taxa de desperdício até 2020, com o objectivo final de chegar a desperdício zero.

guy-timberland-jacket

8. Sem PVC

Todos estamos a par dos efeitos nocivos do plástico para o meio ambiente e, particularmente, dos efeitos devastadores que o referido material tem nos ecossistemas e vida marinha. O PVC é um tipo de plástico bastante usado há vários anos, devido à sua leveza e durabilidade. No entanto, é também extremamente poluente.

Até 2020, comprometemo-nos a eliminar completamente o PVC e derivados de todos os nossos produtos, preferindo outros materiais, como polímeros à base de água. Em 2013, 8,9% do calçado Timberland continha elementos PVC, mas até 2018, 97% do nosso calçado já não continha PVC.

As 8 razões da sustentabilidade da roupa Timberland

Na Timberland, empenhamo-nos em tornar o planeta que chamamos de "lar" um lugar melhor através do nosso compromisso no fabrico de produtos inovadores e sustentáveis, assim como contribuir com iniciativas verdes e prestação de serviços às nossas comunidades. Compra já os nossos produtos sustentáveis.