Timberland PT Comprar
Carrinho

Consumismo consciente com Jemma Finch

2024-05-22

Consumismo consciente
com Jemma Finch

Jemma Finch x Timberland Sustainability

Falámos com a co-fundadora de Stories Behind Things sobre os passos em direção a um futuro mais sustentável.

A moda sustentável é extremamente importante para nós e estamos sempre atentos a empreendedores do setor em sintonia com esta causa. Assim que ouvimos falar de ‘Stories Behind Things,’ quisemos saber mais. Fundada pelas melhores amigas Jemma Finch e Ella Grace Denton, as Stories Behind Things "simplificam, estimulam e capacitam as pessoas a viver conscientemente”. A ideia veio do amor por roupas vintage e da satisfação de saber que estas peças únicas têm uma vida passada; uma história.

Jemma Finch x Timberland Sustainability

Jemma estudou Marketing de Moda na Universidade de Leeds e trabalhou no MatchesFashion.com durante dois anos. Num pub em Londres, as duas amigas perceberam que tinham as mesmas frustrações e preocupações com a indústria da moda e deram asas a algo de inovador. As suas idéias ganharam forma e juntas lançaram Stories Behind Things; uma plataforma que combina relato de histórias com sustentabilidade. Atualmente, têm 18 mil seguidores no Instagram, onde Ella e Jemma partilham conteúdos de moda, beleza e acessórios, promovem eventos, oficinas de upcycling e trocas de roupa em Londres. A projeção de Ella nas redes sociais e o diploma de Jemma, foram a combinação perfeita para dar vida a esta boa causa.

Jemma Finch: Stories Behind Things tem como objetivo capacitar, informar e estimular os consumidores a viver conscientemente. Celebramos a arte de contar histórias sociais, destacando marcas que estão na vanguarda desta mudança. Damos vida a trocas de roupa em Londres, oficinas de upcycling, palestras e discussões sobre consumo consciente.

Um produto sustentável ''é um produto ou serviço capaz de minimizar o seu impacto no meio ambiente em cada fase do ciclo de vida,'' de acordo com NSW Government Environment and Heritage. À medida que o lixo se acumula no planeta, os consumidores começam a pensar duas vezes antes de fazer uma compra. Isto significa investir em produtos duráveis (evitando desperdícios desnecessários) e escolher empresas que refletem os seus próprios valores, da reciclagem aos direitos humanos. Felizmente, 73% dos consumidores da geração milenar declara estar disposto a gastar mais num produto se for de uma marca sustentável, segundo a Forbes.

Jemma Finch x Timberland Sustainability

Graças ao ‘Efeito Attenborough,’ o maior inimigo das gerações juvenis é o plástico. As imagens chocantes de garrafas e sacos amontoados nos oceanos e zonas costeiras ajudaram a criar consciência em torno desta questão. Muitas marcas já estabelecidas estão a adaptar-se na tentativa de acabar com este problema moderno, incluindo nós. O Programa Segunda Oportunidade da Timberland significa que o teu par usado pode ser deixado em caixas de recolha e enviado para caridade. E até 2020, esperamos usar 100% de conteúdo reciclado, orgânico ou renovável (ROR) nas nossas coleções.

Jemma Finch: O meu interesse pela sustentabilidade surgiu através do meu amor pelo vintage. O ponto de viragem foi perceber que me sentia muito melhor ao descobrir uma peça usada oriunda de lojas em 2ª mão do que a comprar algo sem história.

A compra consciente tem enormes benefícios, desde aumentar a positividade ao incentivo das comunidades locais, mas será possível resistir, completamente, à tentação de comprar produtos novos? Os embaixadores da moda verde, como Jemma, incentivam-nos a fazer uma reciclagem, em vez de comprar novos itens para o guarda-roupa. As Stories Behind Things organizam oficinas onde ensinam os consumidores a remodelar peças de roupa, branquear ou pôr rendas. Jemma garante que os seus truques funcionam com qualquer um, independentemente do tempo ou espaço disponível em casa. Para produzir algodão suficiente para uns jeans, são necessários muitos litros de água; é por isso que Jemma pede que reconsideremos as nossas extravagâncias em compras.

Jemma Finch wearing Timberland summer sandals

Para além dos quartos, também há designers pioneiros na moda upcycle. No ano passado, o designer britânico Christopher Raeburn desconstruiu e refez peças icónicas da Timberland para criar uma nova coleção de poliéster reciclado, algodão orgânico e materiais de origem ética. A colaboração prova que não precisas de apostar no novo para aparentar um visual fresco.

Jemma Finch: O princípio do consumo consciente é simples: tomar decisões informadas e ponderadas sobre o que compramos.

Pequenos passos a tomar para nos tornarmos consumidores mais conscientes:

  • Lavar a roupa a baixas temperaturas
  • Recriar as roupas do teu guarda-roupa, ou seja, "transformar"
  • Trocar de roupa com os amigos ou em eventos de troca de roupa
  • Dar a volta ao teu guarda-roupa e doar peças que não usas a lojas de caridade
  • Deixar as tuas Timberlands antigas nas nossas caixas de recolha, onde serão recicladas.
  • Comprar vestuário durável e de qualidade

Jemma Finch wearing Timberland's sustainable footwear

Seja pelo planeta ou por valores pessoais, é vital que, coletivamente, tomemos medidas para um futuro mais sustentável, pensando duas vezes sobre cada compra. Tomar decisões conscientes não significa evitar totalmente as lojas de retalho - é claro que podemos mimar-nos sem nos sentirmos culpados. Mas, o mais importante, é considerar onde é que investimos cada cêntimo. Compra menos, escolhe bem.