Timberland PT Comprar
Carrinho

Guia para a impermeabilização na moda

2024-05-22

Guia para a impermeabilização na moda

Quer pretenda seguir os trilhos das caminhadas, aventurar-se no alto das montanhas ou simplesmente viver numa zona propensa a chuvas inesperadas, o vestuário à prova de água é um essencial versátil. Mas como qualquer outro equipamento, existem muitos tipos de roupa impermeável por aí - e compreender as diferentes características e tecidos com que se pode deparar pode ajudá-lo a escolher as peças certas para as suas necessidades.

Este guia cobre as entradas e saídas de material impermeável e o que procurar na escolha e compra de botas, roupa ou acessórios impermeáveis.

image0

Que características à prova de água devo procurar?

Quer esteja a comprar sapatos, um casaco ou qualquer outro tipo de roupa impermeável, escolha peças que se sintam confortáveis de usar e que sejam concebidas para a longevidade com materiais de alta qualidade.

Além disso, cuidado com estas características chave de impermeabilização:

Repelente de água durável: Os forros e os tecidos desempenham um papel importante na forma como uma peça de vestuário à prova de água pode lidar com a humidade. Repelente de água durável é uma membrana que é adicionada ao vestuário para evitar que os forros fiquem saturados com humidade. GORE-TEX® é uma tecnologia de membrana à prova de água comummente utilizada e é conhecida pela sua longevidade e fiabilidade.

Bolsos à prova de água: A conceção e localização de bolsas em roupa impermeável é crucial para manter fora a água e o vento. Idealmente, uma peça de vestuário deveria ter bolsos com fecho de correr com forros impermeabilizados.

Costuras seladas: Em vestuário e calçado impermeável, pode ser aplicada uma fita fina impermeável para cobrir os buracos feitos pela agulha nas costuras para evitar a penetração de humidade. Uma peça de vestuário pode ser "totalmente gravada" (onde cada costura é gravada) ou "gravada criticamente" (onde áreas expostas como o pescoço, ombros e peito são gravadas).

Fechos à prova de água: Algumas peças de vestuário à prova de água incluem fechos de hidrossel, que utilizam um mecanismo de borracha para prender e manter a nossa água quando fechada. Outros têm o que é conhecido como "deflector de tempestade", que é uma secção de material impermeável que se dobra sobre o fecho.

Cordão e velcro: Muitas peças de vestuário impermeáveis têm cordas de tração ou velcro na cabeça e nos pulsos ou nos tornozelos para manter eficazmente a água fora.

Compreender as classificações de impermeabilidade e respirabilidade

As classificações de impermeabilidade e respirabilidade de peças de vestuário incluem normalmente dois números. O primeiro número descreve o nível de impermeabilização, e o segundo refere-se à respirabilidade.

Quanto maior for a classificação de impermeabilidade, mais resistente à água será o tecido. Do mesmo modo, quanto maior for o grau de respirabilidade, mais o tecido permitirá a fuga de humidade e vapor, o que ajuda a regular a temperatura e a minimizar a transpiração.

As classificações de impermeabilidade e respirabilidade podem ser categorizadas da seguinte forma:

Classificações de impermeabilidade

  • 5.000mm: Resistência mínima à humidade, adequada para chuva leve ou condições de neve seca.

  • 10.000mm – 15.000mm: Concebido para resistir à maioria das chuvas e da neve, mas absorverá se for sujeito a pressão e chuva intensa e sustentada.

  • 20.000mm e acima: Permanecerá à prova de água em quase todas as condições, mesmo com pressão, como o transporte de um saco pesado.

Classificações de respirabilidade

  • 5.000 – 10.000g/m²: Adequado para passeios urbanos, pesca, acampamento ou atividades de baixa intensidade.

  • 10.000 – 15.000g/m²: Adequado para caminhadas e percursos pedestres de baixo nível ou muito ligeiros.

  • 15.000 – 20.000g/m² e acima: Adequado para montanhismo e trekking de subida ou em climas quentes.

Quais são os elementos essenciais de uma roupa à prova de água?

Se procura uma roupa impermeável, de homem ou de mulher, aqui estão as peças chave para completar o seu conjunto:

Botas ou sapatos impermeáveis

O calçado resistente e durável à prova de água é sem dúvida o item mais importante de que necessitará, particularmente se estiver a caminhar em condições húmidas ou lamacentas. Um bom par de botas impermeáveis pode durar anos e manter os seus pés secos e protegidos em quaisquer condições.

Experimente:A bota original de 6 polegadas

Casaco impermeável

Um casaco impermeável fiável irá mantê-lo quente e seco à volta da cabeça, pescoço, tronco e pulsos, que são as áreas mais críticas do corpo para a termorregulação. O seu casaco também deve ser respirável, permitindo que o suor escape, para que se mantenha seco do interior e confortável durante todo o dia.

Experimente: Casaco impermeável Timberland Eco Ready 3 em 1

Calças impermeáveis

As calças impermeáveis são geralmente feitas de nylon ou uma mistura de nylon e são tratadas com um repelente de água durável. Ao comprar calças à prova de água, considere tanto a funcionalidade como o ajuste. Devem ser capazes não só de repelir a água, mas também oferecer liberdade de movimento enquanto se está em movimento.

Experimente:Calças convertíveis Timberland

Luvas impermeáveis

Para atividades como o alpinismo e o esqui, luvas impermeáveis podem ajudar a minimizar a exposição à humidade e a manter o frio afastado. Procure estilos com uma membrana impermeável ou com tecidos à prova de intempéries como o poliéster e o nylon.

Experimente: Timberland Luvas para neve 2 em 1 Snow Brook Pinnacle

A Timberland tem sido líder da indústria há quase meio século. Explore a última coleção de calçado e vestuário impermeável.