Timberland PT Comprar
Carrinho

Guia De Estilo Para Sapatos De Vela

2024-05-22

Guia De Estilo Para Sapatos De Vela

Os sapatos de vela têm solas de borracha com relevos no rasto para garantir que são antiderrapantes e a parte de cima é em pele ou lona. O marinheiro Paul Sperry teve a ideia de criar uns sapatos para o convés em 1935, quando reparou que o seu cão não escorregava no gelo. Isto inspirou Sperry a fazer cortes na sola do sapato e assim ganhar estabilidade quando estivesse a navegar. Por volta dos anos 70, os sapatos de vela também se tornaram populares em terra e, atualmente, fazem parte de um estilo casual e semiformal.

Ao contrário dos ténis, os sapatos de vela para homem são adequados para utilizar no escritório, graças ao seu material em pele. Ao mesmo tempo, conseguem ser informais o suficiente para que os consigas combinar com uns calções enquanto estás de férias. Eles são a verdadeira definição de versatilidade. Ao contrário do que se acredita, não tens de os guardar quando o tempo fica mais frio. Este artigo vai dar-te algumas dicas brilhantes para conjuntos elegantes combinando sapatos de vela para homem com outras peças.

boat-shoes-style-guide

Devo utilizar meias com sapatos de vela?

Antes de irmos para o guia de estilo, temos de falar sobre uma pergunta pertinente quando o assunto são os sapatos de vela - com ou sem meias?

A forma mais clássica de utilizar os sapatos de vela é sem meias. Visto que os sapatos em canvas e pele são muito utilizados no verão, fazer isto torna-os ainda mais frescos. Além disso, uma meia acaba por roubar a atenção dos subtis detalhes dos sapatos.

Podes utilizar meias invisíveis, ganhando algum conforto. Contudo, assegura-te que a meia não chega ao tornozelo. Mas esta não é uma regra obrigatória! Se queres um visual mais aprumado, aquele estilo anos 80, podes calçar umas meias com desenhos e sapatos de vela. No entanto, este pode ser um visual arriscado e difícil de combinar.

Look de verão: Calções chino com uma t-shirt.

Quando Sperry inventou os sapatos de vela, ele tinha em mente um look casual e que combinasse na perfeição com um dia passado no barco. Os calções chino, com o seu estilo náutico, conseguem captar na perfeição esse estilo descontraído.

Podes combinar uns sapatos de vela de lona bege com quase todas as cores de calções chino. Todavia, recomendamos-te que não optes por cores muito chamativas. A cor caqui ou um tom de lima mais claro combinam na perfeição com uma t-shirt branca para manter um visual mais «clean». Basta vestir um blusão de ganga por cima e já está tudo a postos para a noite.

Para um look primaveril e arrumado: Calções chino com uma sweater

Os calções chino também podem fazer parte das noites de primavera que ainda não são assim tão quentes. Veste uns calções chino em azul com uma camisa estilo Oxford e uma sweater cinza claro, para que fiques quente mas com um ar aprumado. Esta roupa fica muito bem com uns sapatos de vela cinzentos visto que é uma cor bastante casual.

Business casual: Calças slim-fit e blazer

Os calções não são adequados para escritório, mas os sapatos de vela ainda podem ser utilizados. Isto, desde que os combines de forma a manter uma aparência profissional. Para conseguires um visual com sapatos de vela azuis opta por um par de chinos slim-fit em khaki, bege, ou laranja (isto se quiseres ser ter um ar mais arrojado). Lembra-te de lhes fazer uma dobra para ficares com os tornozelos à mostra.

Depois podes vestir uma t-shirt branca com um blazer azul. Se queres um visual mais profissional para ao escritório troca a t-shirt por uma camisa azul clara e coloca também um cinto castanho de cabedal.

Para um encontro à noite: Calças de ganga e um casaco de cabedal

Ao combinares um visual casual e informal faz com que este conjunto seja a escolha ideal para aquelas noites frias típicas das cidades. Não nos surpreende que este seja um dos visuais mais populares entre os homens para utilizar com sapatos de vela e calças de ganga.

Combina os teus sapatos de vela da Timberland em bege ou castanho com umas calças escuras slim-fit. Mais uma vez, não te esqueças de fazer uma dobra para se verem os tornozelos. Podes optar por vestir uma camisa branca e um blusão de cabedal bege para combinar com os sapatos e assim chamar a atenção para o conjunto no seu todo.

Look para o tempo frio: tornozelos à mostra e uma sweater quente

Depende da temperatura local, mas os sapatos de vela também aguentam temperaturas baixas. Os sapatos de vela em pele são antiderrapantes, resistentes à água e aguentam alguma chuva. Posto isto, oferecemos-te outra opção para um visual com sapatos de vela em tom navy. Combina-os com uns chino cropped vermelhos para fazeres o contraste entre as cores.

Na parte de cima, veste uma t-shirt estampada, com uma camisa Oxford sob a mesma e depois veste uma sweater. Podes ainda dar um último retoque com um casaco de malha grossa em cinza escuro. Se os teus tornozelos não aguentam o frio, podes utilizar umas meias estampadas que combinem com tua sweater.

Looks com sapatos de vela para mulher

Tanto os homens quanto as mulheres podem gostar de usar sapatos de vela. Não existe qualquer restrição de género. Contudo, tende a existir uma maior oferta de cores para os sapatos de vela para mulher, bem como estilos. Quanto aos visuais, as opções são intermináveis, mas aqui estão algumas das nossas sugestões:

  • Se tens uns sapatos de vela cinza claros, combina-os com um vestido midi em xadrez e uma tote bag creme. Este visual é ótimo para um dia de praia ou um almoço com amigas.

  • Utiliza os teus sapatos de vela navy com umas mom jeans de lavagem clara e faz-lhe uma virola. Acaba o visual com uma t-shirt oversized, por dentro das calças, e com uma estampagem que se destaque, assim ficas com um visual casual ideal para o dia-a-dia.

  • Combina os teus sapatos de vela castanhos com umas calças largas, cropped, em branco. Na parte de cima podes vestir uma sweater cropped castanha. Este é um visual elegante que pode ser utilizado numa saída à noite.

  • Combina os teus sapatos de vela cinzentos com umas leggins na mesma cor, uma camisola com carapuço e um boné para ficar bem confortável.

Completa o teu guarda-roupa com um par de sapatos de vela

Esperamos que este artigo te tenha inspirado a fazer mais experiências com os teus sapatos de vela, seja na primavera, verão ou outono. Se ainda não tens um par destes sapatos tão versáteis, porque é que não fazes uma pesquisa na Timberland e vês os sapatos de vela para homem e os sapatos de vela para mulher? Encontra sapatos de vela Timberland que podes utilizar todos os dias, quer seja para sair e dar uma volta com os amigos ou para trabalhar no duro no escritório.