Timberland PT Comprar
Carrinho

Como Evitar Pés Suados nas Botas de Trabalho

2024-05-22

Como Evitar Pés Suados nas Botas de Trabalho

As botas de trabalho suadas podem parecer algo trivial, mas se perguntarmos a alguém que trabalha várias horas num ambiente quente, podemos perceber que não é. Vejamos porque é que as botas suadas podem ser um verdadeiro problema, antes de sugerir formas de lidares com o problema.

Como Evitar Pés Suados nas Botas de Trabalho

Qual é o problema dos pés suados?

Existem várias razões pelas quais o suor excessivo nas botas pode ser um problema:

  • É desconfortável

  • Cheira mal

  • Pode deixá-las escorregadias e comprometer a estabilidade das pisadas

  • Pode estimular o crescimento de fungos

  • Pode causar apodrecimento o que danifica o tecido da bota

Como prevenir pés suados nas botas de trabalho

Quando pensas em como prevenir o suor e odor dos pés nas botas, irás rapidamente perceber que a respiração é a tua melhor amiga. Mas com isto surge um problema: como consegues que o ar circule nas tuas botas enquanto as manténs impermeáveis e com as suas propriedades isolantes?

A forma mais simples de fazer isto é evitar usar as botas durante longos períodos, especialmente em condições de temperaturas altas e/ou quando estás a fazer um trabalho muito intenso. Se as conseguires tirar e deixá-las arejar um pouco mais ou menos de hora em hora, vais perceber que a acumulação do vapor de água e da humidade não têm tempo para se tornarem numa área de criação de bactérias, pelo que o cheiro e a humidade irão desaparecer.

Para a maioria dos trabalhadores, como é óbvio, esta não é uma opção viável - precisam de usá-las durante todo o seu turno e provavelmente não é possível, ou mesmo seguro, tirá-las para arejarem.

Da mesma forma, ter dois pares de botas que usas em dias diferentes, ou mudá-las uma vez durante o turno, irá ajudar a combater os danos a longo prazo, mas pode ser uma opção cara. E, mais uma vez, se estás no terreno, é provavelmente impraticável.

Como evitar suar nas botas: a opção da sapateira

É possível que possas reduzir o suor dos pés ao ter um par para o inverno e um par para o verão. Um é mais leve e menos isolante, ao passo que o outro é criado para climas mais frios. É óbvio que usar botas de trabalho isolantes no calor do verão ou perto de máquinas de alta temperatura não irá ajudar o teu problema do suor, pelo que pode ser um passo na direção certa. Também podes começar a pensar nas meias que usas. Estas existem em várias grossuras e quanto mais leves são, menos suor os teus pés irão criar em qualquer ambiente.

Como prevenir pés suados nas botas de trabalho: o modo da Timberland

Apesar de as opções acima serem boas para alguns trabalhadores, elas limitam a versatilidade e utilização das botas. A maioria das pessoas só quer calçar as suas botas no início do turno e não pensar mais no assunto, quer faça sol, chuva ou neve. E é neste ponto que serem respiráveis faz a diferença.

Ser respirável trata-se da capacidade da humidade sair das botas e do ar fresco entrar, mas podemos dizer o mesmo sobre um par de sandálias, que são proibidas num estaleiro de construção ou numa fábrica. Para as botas de trabalho serem respiráveis, elas precisam ser rígidas, resistentes aos químicos e impermeáveis, ao mesmo tempo que permitem que a humidade saia e o ar entre, e é aí que as coisas ficam mais complicadas.

No entanto, conseguimos fazê-lo, com uma seleção minuciosa de materiais e de processos de fabrico avançados. Muitas das nossas botas têm camadas Gore-Tex, o que permite que pequenas partículas de vapor de água saiam enquanto impedem que as gotas de chuva entrem. É uma solução elegante para o problema, o que permite serem isolantes sem que aqueçam demasiado. Também revestimos muitas das nossas botas com materiais especiais que impedem que a água entre e algumas têm um tratamento antimicrobiano que irá combater os surtos de bactérias pela raiz.

Escolhe bem as tuas botas

Se estás a pensar em como acabar com os pés suados nas botas, há algumas opções. Podes tentar arejá-las e trocá-las, claro. Mas talvez seja melhor escolher botas feitas com tecnologia integrada para que as possas usar durante mais tempo, em mais condições, enquanto mantêm o suor dos teus pés no mínimo.

Quando estás à procura de botas para homem ou para mulher, certifica-te de que lês as secções “Detalhes do produto” e “Características” no final da página. Ali, vamos além do estilo e damos toda a informação que precisas sobre segurança, se são impermeáveis, respiráveis e sobre o isolamento. Então o que quer que seja que procures numa bota de trabalho, está ali tudo para te ajudar - sem pressão.