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Formas alternativas de exercício ao ar livre

2024-05-22

Exercício ao ar livre: Maneiras alternativas de ficar em forma

Timberland footprint in the sand

Estar em forma e sentires-te saudável nem sempre significa inscrições em ginásios caros e imensa Lycra. Na verdade, existem diversas maneiras, e muito mais simples, de aumentar os teus níveis de bem-estar físico. Subir escadas em vez de usar as escadas rolantes, pedalar para o trabalho e explorar a cidade a pé, estar ativo é mais fácil do que pensas.

Dado que muitos de nós passam horas agarrados aos telemóveis, ou debruçados sobre ecrãs de computador, uma lufada de ar fresco a céu aberto, também pode ser uma maneira excelente e eficaz de aliviar o stress e obter a tua dose essencial de vitamina D - não te esqueças, claro, é de pôr muito protetor solar.

Anda, não conduzas

Troca o carro por um breve passeio sempre que surja oportunidade. Mesmo que a tentação de saltar para o banco do carro possa ser enorme, os benefícios para a saúde e forma física da caminhada são indiscutíveis. De acordo com um estudo numa amostra de 334.000 pessoas realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, apenas 20 minutos por dia reduz o risco de morte prematura em quase um terço. Se a falta de tempo é uma das tuas desculpas, porque não adquirir o saudável hábito de definir o alarme para um pouco mais cedo? Se decidires percorrer ruas, apenas vais precisar de um par de sapatos confortáveis - a Coleção Flyroam de ténis e ténis-bota foi desenhada com isto em mente.

Vai de bicicleta

Andar de bicicleta é outra boa maneira de ficar em forma ao ar livre. O impacto é reduzido, o que significa que não irá pressionar tanto as articulações quanto outras atividades aeróbicas de elevado impacto, tal como correr. Alguns especialistas sugerem que 150 minutos por semana são suficientes para desenvolver bons níveis de aptidão cardiovascular, o que parece ser fácil de atingir. Alguns passeios curtos durante a semana e um circuito mais demorado no fim-de-semana e, em breve, irás obter bons resultados. Tudo o que precisas é um par de ténis resistentes, calções de ciclismo e uma t-shirt.

Aventura-te na montanha

Agarra nas tuas Botas de Montanha Timberland e põe-te a caminho do campo. Esta forma de exercício de manutenção do peso corporal é boa não apenas para a aptidão cardiovascular, mas também para o peso, o que significa que é excelente para a saúde óssea. Um estudo levado a cabo pela Universidade de Stanford, nos EUA, também descobriu que passear num cenário campestre consegue evitar pensamentos repetitivos negativos, muito mais do que circular num ambiente urbano, como uma cidade ou vila. Viewranger é uma app gratuita (e muito útil) de localização de rotas via GPS que vai ajudar-te a encontrar o percurso perfeito, quer pretendas um divertido desafio para uma viagem de fim-de-semana ou apenas um passeio rápido durante a hora de almoço. Também funciona globalmente, pelo que podes levá-la contigo para qualquer lado.

Corre, salta e pula

Surgido no final dos anos 80, o parkour ou "freerunning" envolve muita corrida, saltos, subidas, rodopios e obstáculos. Mas não deixes que isso te desanime. Esta atividade super moderna tem tanto de divertido, como de desafiante e os seus praticantes organizam sessões para crianças e famílias, bem como para adultos em busca de experiências radicais.