Timberland PT Comprar
Carrinho

Guia para caminhadas e percursos pedestres Timberland

2024-05-22

Guia para caminhadas e percursos pedestres Timberland

Sair da sua porta pra fora e embarcar num passeio ou caminhada pelo campo tornou-se um passatempo popular para muitos em tempos recentes. De facto, em 2020, registou-se o maior número de quilómetros percorridos por pessoa em Inglaterra desde 2002, com a pessoa média a andar 220 milhas no ano. Com tantos benefícios a retirar das caminhadas e dos passeios no campo, este valor não é uma surpresa. 

Neste guia, detalharemos tudo o que precisa de saber sobre passeios e caminhadas no campo, o equipamento de que precisa e como pode encontrar um percurso mais adequado às suas capacidades na sua área local ou fora dela. Vamos ficar por dentro!

Guia para caminhadas e percursos pedestres Timberland

Qual é a diferença entre andar e caminhar?

Enquanto caminhadas e trilhos são ambas atividades ao longo de todo o ano que envolvem sair e caminhar ao ar livre, são tecnicamente bastante diferentes. As caminhadas são tipicamente de duração mais curta do que os trilhos e tendem a ser desfrutadas para o lazer de forma casual. Podem acontecer em vários terrenos diferentes, desde um ambiente urbano até um percurso pedestre pavimentado.

Os trilhos, por outro lado, são geralmente muito mais longos e realizam-se em locais mais acidentados como montanhas ou pistas de caminhadas. Os trilhos tendem a compreender uma variedade de terrenos e elevações diferentes e são frequentemente muito mais cansativas do que um passeio regular no campo.

Guia para principiantes para trilhos e caminhadas no campo

Com muitos tipos e locais diferentes à escolha, há um trilho e um passeio para todos os principiantes, quer esteja baseado perto de percursos costeiros ou a sua localização oferece uma seleção de percursos rurais e caminhadas.

É uma boa ideia começar por pensar no que o inspirou a começar a caminhar ou a fazer trilhos antes de se decidir por um percurso. Assistiu recentemente a um programa sobre os benefícios de andar na televisão, ou tem estado a ouvir um podcast local que o leva a pensar que percursos existem à porta da sua casa? Ao compreender o que desencadeou a sua atração, pode pesquisar os percursos mais adequados aos seus interesses

De que equipamento precisa para caminhadas no campo?

Uma volta rápida ao quarteirão da sua casa não exigirá muito equipamento para além de um bom par de sapatos, mas uma vez que vá mais longe e experimente terrenos e clima mais irregulares, provavelmente precisará de investir em algum equipamento especializado para caminhar. 

Para começar, terá de se assegurar de que tem o vestuário e calçado adequados para o seu passeio. O calçado é um dos equipamentos mais importantes de que necessitará para qualquer caminhada, por isso sugerimos que comece com algumas botas de caminhada para principiantes para garantir que os seus pés ficam bem tratados em qualquer terreno. 

Para caminhadas no campo, pode optar por uma bota ou um sapato para caminhadas, dependendo da sua preferência. Os sapatos de caminhada têm tipicamente menos apoio para o tornozelo e são semelhantes em estilo aos ténis, o que pode ser ótimo se for provável que faça uma corrida curta ou prefira usar sapatos com um tornozelo mais baixo. O Ténis Timberland Sprint Trekker é uma excelente escolha para aqueles que procuram aliar praticidade e estilo. 

Botas de caminhada, como as Mt Maddsen Hiking Boot, são ótimas para caminhadas mais longas ou mais cansativas, oferecendo um ótimo apoio e praticidade onde quer que a sua caminhada o leve. Claro que pode usar as suas botas para qualquer passeio, e não apenas aquelas que requerem mais apoio ou durabilidade. Depois de encontrar o par perfeito, não se esqueça das suas meias de caminhada!

Embarcar numa caminhada pelo campo no Reino Unido pode significar que estará exposto a várias frentes meteorológicas num só dia, pelo que também deve assegurar-se de que está equipado com a roupa certa. Sugerimos uma capa de chuva leve como a Outdoor Heritage Windbreaker, que pode ser embalada numa pequena mochila quando não se precisar dela. As camadas são também uma boa ideia - pense nas térmicas de manga comprida ou nas lãs no inverno, com camisetas e camadas leves no verão.

Garantir que tem o vestuário e calçado certos é o primeiro passo para se certificar de que está pronto para tudo o que o tempo britânico lhe atirar. Se vai dar um passeio mais longo, também vai querer levar água, um telemóvel carregado, proteção solar se estiver sol e talvez um lanche leve para qualquer paragem nas boxes.

De que equipamento precisa num trilho?

Enquanto fazer um trilho requer muito do mesmo equipamento que a caminhada, há alguns itens adicionais de que necessitará, dependendo do tipo de trilho em que se está a iniciar. 

Para o seu primeiro trilho, irá definitivamente precisar de algumas botas de caminhada decentes para apoiar os seus pés durante todo o percurso. As Timberland Splitrock Nubuck Mid Hikers são boas botas de caminhada para principiantes, oferecendo uma gola acolchoada para amortecimento do tornozelo e uma sensação de leveza que assegura o conforto dos seus pés durante o tempo todo.

Quer esteja a realizar trilhos no Verão ou no Inverno, é essencial usar a roupa certa para a estação. Mas embora se possa pensar que roupa grossa é boa para os meses mais frios, usar roupa como calças de ganga ou capuz grosso pode na verdade fazer suar mais e causar-lhe desconforto. Tal como caminhar, sugerimos que se mantenha com as camadas e que acrescente ou remova conforme necessário. 

O seu vestuário exterior deve incluir sempre um par de calças impermeáveis de secagem rápida e um casaco impermeável leve. Leggings compridas ou collants são também uma grande adição ao seu guarda-roupa para caminhadas, especialmente se estiver a planear caminhar por terrenos acidentados onde uma camada extra de proteção contra arranhões de arbustos será bem-vinda.

Quando se trata de acessórios e equipamento para caminhadas, há algumas coisas adicionais de que vai precisar. No mínimo, recomendaríamos um bom chapéu e luvas de inverno, lanches de reforço energético, muita água, um mapa, um kit de primeiros socorros e uma mochila resistente para levar tudo dentro. 

É claro que o tamanho da sua mochila vai depender do que vai levar nela, mas sugerimos algo durável, resistente à água e com muitos bolsos e compartimentos como a Mochila Dardin Zip-Top. Se procura algo multifuncional com muito espaço para tudo o que precisa numa caminhada longa ou noturna, a Mochila Dardin Hiker é a melhor escolha.

Não importa o local escolhido para embarcar na sua primeira caminhada ou trilho no campo, é essencial ter o equipamento certo para o apoiar na sua aventura. Na Timberland, os nossos produtos foram concebidos para combinar estilo com praticidade, assegurando que há algo que se adequa a cada explorador.