Timberland PT Comprar
Carrinho

Volta a reacender a tua ligação à natureza no pós-Covid

2024-05-16

Volta a reacender a tua ligação à natureza no pós-Covid

Para muitos de nós a pandemia foi um período em que estivemos muito tempo dentro de casa e muito orientados para a vida entre quatro paredes. Desde o distanciamento social até medidas para trabalhar à distância, poder desfrutar da natureza soava a algo quase impossível. Ainda assim, as circunstancias mudaram e o mundo, a pouco e pouco, está a voltar a abrir-se mais. Por isso, se estás à procura de novas atividades ao ar livre para redescobrir a tua ligação com a natureza e reacender o teu amor pelos espaços livres, continua a ler este artigo.

Volta a reacender a tua ligação à natureza no pós-Covid

Como te podes voltar a ligar à natureza

Para estabeleceres uma ligação com a natureza, tens de estar presente, no momento, a observar e a tirar o máximo proveito da natureza e ambiente que te envolve. Pequenas coisas, como uma caminhada no parque ao pé da tua casa, ou fazer uma caminhada pela serra ao fim de semana permitem-te voltar a criar uma ligação com a natureza, mas também contigo enquanto pessoa e com os que te rodeiam.

Queres voltar a descobrir a tua ligação com a natureza? Aqui irás encontrar algumas ideias sobre o que poderás fazer no pós-Covid.

1. Junta-te a um grupo de caminhadas na natureza

No que toca a desfrutar do fantástico mundo lá fora, integrar uma comunidade e pertencer a um grupo de caminhadas pode ser uma ótima forma de fazer amigos e conhecer pessoas com formas de pensar semelhantes. Através de atividades planeadas, podes escolher a que mais se adequa ao teu nível físico, interesses e objetivos pessoais. E não te esqueças que uma boa caminhada começa com um bom par de sapatos de caminhada. A Timberland oferece-te uma ampla gama de calçado, tais como, as nossas Ténis Field Trekker Low Hiker ou então umas Botas de Caminhada Euro Sprint resistentes à água.

2. Participa num clube de fotografia

Sempre tiveste um fraquinho pela fotografia? Participar num grupo de fotografia ao ar livre ou num clube de fotografia da natureza pode ser uma excelente forma de redescobrir o encanto da natureza, bem como de te envolveres na tua comunidade ao mesmo tempo que socializas.

3. Pratica ioga ao ar livre

É um fenómeno que presenciamos cada vez mais, as pessoas querem estabelecer uma ligação consigo mesmas e com a natureza ao praticarem ioga ao ar livre. Embora muitas prefiram fazê-lo sozinhas, existem pessoas que preferem fazer aulas orientadas e ao ar livre. Vê as listas de aulas disponíveis na tua zona. É uma excelente forma de entrares em contacto com a tua comunidade local e apreciares a beleza da natureza, ao mesmo tempo que te pões em forma, ficas flexível e acalmas a mente.

4. Combina uma caminhada com amigos e família

Esquece os encontros no café. Por que não ir antes fazer uma caminhada ao ar livre com amigos e as pessoas que mais amas? É uma ótima forma de mudar a rotina, além de que te oferece uma nova oportunidade para socializares e construíres ligações com significado.

5. Tira algum tempo para ti na natureza

Pode ser uma caminhada a sós, sentares-te debaixo de uma árvore a ler um livro, fazer jardinagem ou qualquer outra coisa que te dê prazer, existem inúmeras formas de redescobrires o mundo natural ao teu redor, por tua conta e risco.

6. Vai mais e mais além através do geocatching

O geocatching é uma ótima forma de socializar, alterares a tua rotina e criares novas ligações com pessoas e locais. Encontra um grupo de geocatching perto de ti e começa a explorar a natureza. E lembra-te de que se vais fazer caminhadas e explorar terrenos incertos, ter o equipamento adequado é fundamental. A Timberland oferece-te uma ótima gama de equipamento para usares ao ar livre, como por exemplo, casacos, botas de caminhada e mochilas para fazer com que as tuas aventuras sejam excecionais.

Porque é que é importante ligares-te à natureza?

Passar tempo ao ar livre não é só algo de que podes desfrutar, é algo que te faz bem.

1. Pesquisas mostram que passar tempo na natureza melhora a tua saúde mental

Alguns estudos em particular mostram que passar mais de cinco minutos por dia ao ar livre podem ter um efeito positivo duradouro tanto na tua saúde como no teu bem-estar. Existem também outros estudos que mostram uma redução no stress e ansiedade nas pessoas que passam mais tempo ao ar livre.

2. A natureza é o lugar ideal para nos ligarmos a nós próprios e aos outros

Na era digital, muito do nosso tempo é passado a olhar para ecrãs. Estar na natureza é uma boa forma de nos desligarmos do mundo online e também uma oportunidade de nos voltarmos a ligar a nós próprios enquanto pessoas e também aos outros.

3. Passar tempo ao ar livre aumenta os teus níveis de vitamina D

A exposição ao sol faz com que o teu corpo produza mais Vitamina D, que é importante no desenvolvimento normal dos dentes e ossos, mas também do teu sistema imunitário.

Durante a pandemia, as nossas casas tornaram-se subitamente nos nossos mundos. Muitos de nós perceberam que davam como garantido poder desfrutar da natureza e ar livre. Quer fosse a passear num parque público, numa caminhada à volta do quarteirão ou numa simples caminhada de fim de semana, a natureza ficou para segundo plano, e deixou de estar ao nosso alcance, para nos podermos concentrar em tudo o resto. Agora as coisas estão a mudar. Com tantas opções para voltares a ligar-te à natureza, também existem muitas mais oportunidades de voltares a ligar-te ao teu eu e aos outros.