Timberland PT Comprar
Carrinho

Guia Timberland de upcycle com facilidade

2024-05-22

Guia Timberland de fácil upcycle

green-world-map

Todos nós temos a responsabilidade de fazer mais quando o assunto é cuidar do nosso planeta. Referimo-nos a transformar — ou seja, a reutilizar objetos cotidianos através de projetos simples de upcycling que todos podemos fazer.

A sustentabilidade é um assunto realmente importante para a Timberland, e o upcycling é uma ótima forma de diminuir o ritmo da fabrico de novos itens, poupar energia e diminuir a produção de lixo, mas também pode ser muito engraçado. Para a tua criatividade começar a fluir, eis algumas ideias que nos inspiraram.

Como reutilizar objetos quotidianos

A ferramenta mais importante na tua caixa de ferramentas de upcycling é a tua imaginação. Tens de olhar para todos os objetos que chegaram ao fim da sua vida útil e pensar que outras utilidades poderiam ter. O objeto tem a capacidade de conter, guardar, segurar ou parar algo? Vais-te surpreender com as dicas de upcycling que estás prestes a descobrir.

Reutilizar objetos do dia-a-dia pode ser muito fácil. Uma simples lata, por exemplo, daquelas onde vem o grão ou feijão cozido. Usa um abre-latas para retirar toda a parte superior, lixa as arestas cortantes, mergulha-a em água para retirar o rótulo e já tens uma ótima lata para guardar canetas, lápis e outros pequenos objetos que está sempre a perder — poda até ser perfeita para guardar atacadores extra, produtos para o cuidado com o calçado ou óculos de sol.

Consertar é melhor do que dispensar

Toda a gente já viu os espetaculares consertos invisíveis que os profissionais conseguem fazer (ou não os viu, se forem mesmo bons). Mas os consertos e remendos visíveis são uma dica criativa de moda. Os pedaços de tecidos e os pontos visíveis são feitos de forma a parecerem intencionais.

Toda a gente tem uma camisola preferida que já está gasta, rasgada ou cheia de buracos. Podemos sempre deitá-la no caixote do lixo ou reciclá-la. Mas se estiver ainda 95% em condições, um remendo visível na malha pode ficar espantoso e criar um look completamente novo.

Podes usar outra camisola velha, cortando uma parte num formato interessante, coser as bordas para não desfazer a trama e, então, costurá-la sobre a parte estragada da tua camisola preferida. E não precisas de parar aí: nada impede que acrescentes mais alguns remendos noutras partes, só para completar o look.

As luvas costumam ficar mais finas e desfazerem-se, principalmente nas pontas dos dedos. Muitos upcyclers optam por simplesmente transformá-las em luvas sem dedos, o que é ótimo. Mas podes continuar a mantê-las quentinhas acrescentando novos materiais às partes superiores. Podes dar-lhes o formato que quiseres, ou pôr lá novas cores para transformar as tuas luvas num acessório que salta aos olhos.

As roupas de ganga são particularmente fáceis de remendar. Muitas pessoas usam jeans rasgados, portanto, não é estranho fazeres algum DIY nestas peças. Acrescenta patches e bordados manuais extravagantes àquelas calças gastas ou até mesmo um ponto de costura normal para dar aos teus jeans um visual único.

View this post on Instagram

You guys! Today I was asked to do an IG Live Takeover for @lovecraftscom ! I did it, and showed how to patch a knee rip, and then the darn internets disconnected at the end, and I didn’t get to save the video. Oh well, these things happen, right? The left is the knee that I patched with yellow ➕ and looked like the patch on the right. But that was only the first layer. I added some navy and white stitches, and those really brought the patch together we the original denim. I believe that adding layers of stitching is the secret ingredient to mending. It feels so much more. . .i don’t know how to explain it. Anyways, that was really fun, and I hope to get to do it again!! . . . . . #visiblemending #mending #mendsday #denimrepair #wrenmends #lovedclotheslast #creativemending #needlecraft #textilerepair #repairrevolution #slowerfashion #upcycle #mend #modernmending #jeans #wrenbirdarts #mendingclub #mendinginstruction #howtomend #pnwmaker #repairdontreplace

A post shared by Erin Eggenburg (@wrenbirdmends) on Aug 5, 2020 at 4:49pm PDT

Ideias de upcycling DIY para roupas

Desde transformar as tuas calças de ganga em calções até criar peças totalmente novas a partir de outras, o céu é o limite quando falamos de upcycling de roupas. Não precisas nem de transformá-las em novas roupas: candeeiros, quadros, mantas para picnic e brinquedos podem ser feitos a partir de retalhos de roupas velhas.

Uma coisa gira que podes fazer com os jeans velhos é uma mala de ganga. Podes até deixar os bolsos das calças para poupar alguns pontos na costura e, ainda assim, teres uns compartimentos que irão dar muito jeito no dia-a-dia. Se tiveres boas habilidades com as agulhas, podes transformar a patilha num bolso com fecho de correr, para mais segurança.

As t-shirts podem ficar um pouco gastas depois de as teres usado algumas vezes, mas há muito que ainda podes fazer com estas peças. Se aplicares algumas técnicas de tie dye, terás uma nova t-shirt que podes usar para ir à praia, antes de mostrares ao mundo o teu fato de banho. Também podes cortá-las e usá-las para remendar outras roupas.

Mas nem as t-shirts precisam de se transformar em roupas novas. Deixa nascer o teu artista interior, corta o tecido em tiras e faz tapetes ou apoios para panelas em crochet.

Corta estes tops

As t-shirts velhas são ótimas candidatas ao upcycling, depois de estares cansado de usá-las. A maneira mais fácil de cortá-las é vesti-las, identificar o comprimento que desejas (usa os teus jeans ou as leggings preferidas como um guia) e marcar onde será o corte. Depois, basta apenas cortar bem direitinho, fazer a baínha e já está!

Podes transformar as t-shirts em tops de amarrar, túnicas, fazer golas de barco e muito mais. Se tiveres uma máquina de costura, é ainda mais fácil prevenir que as barras se desfaçam, mas a costura à mão também dá jeito se fores fazer somente algumas t-shirts.

Transforma camisas para homem em vestidos de verão

As camisas para homem, que são feitas para serem usadas por dentro das calças, podem ser muito compridas, a ponto de uma mulher de altura mediana poder transformá-las num vestido de verão, perfeito para ir a festivais ou à praia.

Para isso, basta retirar as mangas e fazer a baínha, se quiseres um vestido mais solto. Mas, se tens habilidades de costura, podes arranjá-lo para teres a cintura mais marcada.

Camisolas velhas transformam-se em casacos

Aquela camisola que já viveu os seus melhores dias pode ter uma nova vida como um casaco de malha. Esta é uma ótima oportunidade para reutilizar o tecido de outras peças de roupa, uma vez que vais precisar de acrescentar mais alguns centímetros à largura da peça para acomodar a parte onde se prendem os botões. Alternativamente, podes usar uns ganchinhos de metal em vez de botões para um casaco leve.

Upcycling para os miúdos

Os bebés acabam por usar muita roupa enquanto estão a crescer, mas nos primeiros dois anos de vida irão usar bodies na maior parte do tempo. Com alguns fechos de pressão e um pouco de habilidade para a costura, podes facilmente transformar blusas velhas em bodies. As t-shirts e as camisolas sweat são as ideais, mas também podes usar camisolas com capuz — as mais quentinhas, com isolamento térmico, que podem transformar-se em boas roupas para quando estiveres a passear na rua com o bebé.

Põe o cérebro a funcionar

Todas estas são ideias fáceis e rápidas, como é óbvio. Tu sabes melhor do que ninguém das tuas habilidades de costura e, com um pouco de inspiração, não há limites para o que podes inventar. Lembra-te apenas: ias deitar fora aquelas roupas de qualquer forma, então não faz mal se não conseguires fazer uma obra-prima. O material é reciclável, portanto, basta descartares as tuas tentativas frustradas no local correto.

Dá um novo uso às tuas botas velhas

As botas de boa qualidade são feitas em pele bastante durável, portanto, é uma pena deitá-las fora só porque têm um pequeno furo. Se separares as partes componentes com uma faca ou um x-acto, podes usar os atacadores e as fivelas, fazer berloques e cordões para bijutarias, ou até prender livros!

boots-with-plants

Toda a gente provavelmente já viu galochas reutilizadas como vasos de plantas, a darem um tom excêntrico à decoração do jardim. Mas praticamente qualquer bota pode ser utilizada para isto. Neste engraçado vídeo, cobrem-nas com cimento (vê a partir dos 30 segundos) e, depois de secas, resultam num par de vasos que parecem ter sido feitos num atelier de cerâmica. Agora já podes transformar as tuas Yellow 6-Inch Boots originais num objeto ainda mais original (mas lembra-te de usá-las durante alguns anos primeiro!).

Estás à procura de algo ainda mais criativo? Faz o upcycle das tuas botas e dá-lhes mais uns anos de vida com tinta. O que vais desenhar fica totalmente à tua escolha e podes fazê-las mesmo ao teu gosto. Ninguém mais terá um par como o teu!

View this post on Instagram

Sucker for a rose. #chadcantcolor ___________________________________ #customshoes #timbs #timberland

A post shared by Chad Cantcolor (@chadcantcolor) on Aug 19, 2020 at 4:06pm PDT

Se não gostas da ideia de reutilizar as tuas botas como vasos de plantas nem de pintá-las, o nosso programa Second Chance tem como objetivo dar nova vida ao calçado descartado. O programa foi lançado em 2016, na Alemanha, como projeto-piloto. Nove novos países e 1.700 pares depois, nós decidimos expandir o sucesso e levar o programa para o resto da Europa.

Pensa antes de deitar fora

Esperamos ter-te dado algumas ideias giras de projetos com este artigo. O teu produto final pode ficar exatamente como o imaginaste, ou pode tornar-se numa obra exclusiva no estilo shabby chic. Na verdade, não importa. O que importa sim é que o teu projeto de artesanato evite que mais uma peça vá para os aterros sanitários e, além disso, pode proporcionar-te anos de prazer por teres uma peça feita por ti. Prepara as agulhas — vamos começar o artesanato a sério!