Timberland PT Comprar
Carrinho

Moda sustentável: o que realmente significa?

2024-05-22

Moda sustentável: o que realmente significa?

sustainable-fashion-boot

Uma história de sapatos sustentáveis

Aqui na Timberland, sabemos algumas coisas sobre botas para homem e para senhora. Cada par que produzimos é feito para durar e desenhado para impressionar. O ethos da nossa marca sempre teve por base a qualidade premium, o estilo intemporal e o conforto duradouro — mas nos dias de hoje, há algo mais.

Sabemos que o impacto ambiental da indústria da moda pode ser bastante pesado. Por isso, estamos a trabalhar para alcançar um futuro mais verde — para nós e, é claro, para ti.

O que é a moda sustentável?

Dito de forma simples, uma peça de roupa sustentável foi produzida de forma a causar o menor impacto possível no meio ambiente. É também aquela que contribui para uma menor pegada ecológica de quem a usa. E aquela que fica não apenas espetacular, mas que faz com que te sintas espetacular. Por fim, podemos fazer todos os esforços para deixar o nosso roupeiro mais sustentável.

Foi em 1953 que as nossas originais botas à prova de água foram inventadas. Desde então, temos desenhado calçado e roupa para milhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo das décadas, a Timberland tornou-se numa referência em durabilidade — caraterística que garante a longevidade da nossa marca ao longo do tempo.

Uma marca realmente forte é aquela que não tem medo de questionar o status quo. É exatamente por isto que nós não apenas temos o compromisso de criar produtos melhores e um mundo mais verde, como também nos posicionamos como uma força positiva na indústria da moda. É aqui que entra o calçado sustentável.

Estas não são apenas palavras ditas ao vento. Aqui na Timberland, trabalhamos para promover a moda ética de várias maneiras chave.

ReBOTL: a dar uma chance ao plástico

O lixo plástico é um tipo de problema global que não pode ser ignorado. Todos sabemos disso. Então, quando surgem as soluções, o melhor é adotá-las em grande.

Desde 2009, já reciclámos o equivalente a 345 milhões de garrafas plásticas e convertemo-las em tecido eco-friendly para os nossos produtos. De seguida, usámos este tecido para produzir sapatos, botas, casacos, roupa, bolsas e vários outros produtos éticos.

Se estás a imaginar que são algum tipo de cópia da nossa gama original, podes tirar essa ideia da cabeça. Os nossos sapatos e botas ReBOTL são feitos com os mesmos critérios de produção, característicos da nossa marca.

Vê, por exemplo, a versão ReBOTL das nossas clássicas botas 6-Inch Timberland. São resistentes, fortes e impermeáveis. São robustas o suficiente para serem usadas para o trabalho e elegantes o suficiente para serem usadas casualmente. Mas, o melhor de tudo, é que estas botas estão a fazer a diferença.

ReBOTL-boot

O tecido ReBOTL mostrou-se tão eficiente, que o usámos em cerca de 450 dos nossos produtos. Mas não é tudo. Muitos dos nossos produtos incluem também a Better Leather de qualidade premium — ou seja, pele adquirida num curtume sustentável com o selo Prata pelas suas boas práticas ecológicas — ou LITE Leather, que é o couro de baixo impacto para o meio ambiente. Sempre que possível, usamos também materiais eco-friendly, como a borracha reciclada e o algodão orgânico.

O Programa Second Chance: re-utilize, re-cicle, re-use

O que acontece a um par de sapatos quando já não são utilizados? O que é feito daquele velho par de ténis que já viu melhores dias, ou daquelas botas biker que estão a ganhar pó debaixo do armário? Na maioria das vezes, são deitados fora, mesmo se ainda estiverem em condições de uso — e é neste ponto que está a nossa missão de mudança.

O nosso programa Second Chance dá uma nova vida a sapatos descartados — sejam Timberland ou não. Porquê? Porque o descarte de uma pessoa pode ser uma roupa muito útil para outra. Inicialmente, lançámos a iniciativa lixo zero num esquema piloto na Alemanha em 2016, pedindo às pessoas que deixassem os seus sapatos usados, mas estimados, em contentores nas nossas lojas.

Nove países e mais de 1.700 pares de sapatos depois, este tornou-se um programa poderoso e de grande impacto. Já demos novas casas a botas para homem, para mulher e para crianças. Já demos novas casas a sapatos de vela, botas Chelsea, botins e botas altas, ténis para o ginásio e de camurça. Em suma, se estiverem em boas condições de uso, estão aptas a receberem uma Second Chance.

shoes-on-shelves

O nosso parceiro neste processo é a Soles4Souls, que distribui os sapatos aos mais necessitados, criando postos de trabalho sustentáveis ao ajudar os proprietários de pequenos negócios a vender roupa e calçado doados. O projeto funciona com pessoas de todo o mundo. Pessoas como Ginette, no Haiti, que está a usar o dinheiro gerado para mandar o filho à escola.

Mas não se trata apenas de ajudar microempresas e encontrar novos donos para sapatos de segunda mão. Para cada quilo de calçado ou roupa que nós “recirculamos”, evitamos que 3,6 quilos de CO2 sejam emitidos, salvando 6.000 litros de água neste processo. E o ponto crucial desta iniciativa é algo muito simples: estamos a dar um novo valor a estes sapatos.

Nature Needs Heroes: campeões do lifestyle de baixo impacto

“Nem sempre foi considerado cool, mas agora cada vez mais pessoas estão a ver que é bom cuidar do meio ambiente. Isto é importante, porque só temos um”, afirma Loyle Carner, músico indicado ao Mercury Prize London e defensor da nossa campanha Nature Needs Heroes. “Abram os olhos. Façam coisas pelas pessoas com quem se importam.”

É muito fácil para as marcas de moda falarem sobre sustentabilidade. Mas nós levamos isto mesmo a sério. Por isso, chamámos pessoas reais — os nossos heróis — para se unirem a nós e fazerem a diferença na criação de uma mudança real.

Pessoas como Loyle Carner. Pessoas como a defensora de um estilo eco-consciente de Nova York, Dominique Drakeford. Pessoas como a jornalista e ativista ambiental Alice Aedy. E pessoas como tu.

A nossa marca pode ter começado com as botas Timberland, mas está a tornar-se em algo muito maior. Preocupamo-nos com o mundo em que vivemos e não temos medo de pôr as mãos na massa para moldar um futuro mais ousado e mais brilhante.

Foi por isso que nos comprometemos a plantar 50 milhões de árvores a nível mundial dentro dos próximos cinco anos. É por isso que queremos ser mais do que somente uma marca de sapatos sustentável. E, acima de tudo, é o motivo pelo qual queremos que tu também faças parte deste movimento.