Timothée Boitouzet
Inventor de uma madeira sustentável e empresario

Jemma Finch x Timberland Sustainability

 

O arquiteto e biólogo francês Timothée Boitouzet descreve-se como um empresário de tecnologia profunda. Formou-se em arquitetura, mas rapidamente percebeu que os materiais de construção existentes já não são adequados para o mundo atual. Como resultado, tornou-se químico e focou-se na madeira para construção. “É urgente começarmos a usar materiais renováveis. Não podemos depender dos materiais atuais enquanto avançamos para o futuro.”

Com isto em mente, Timothée criou um material de madeira melhorada chamado Woodoo, removendo uma molécula e substituindo-a por outra. Esta nova madeira é translúcida, resistente ao fogo, resistente a intempéries, sendo três a cinco vezes mais forte que a madeira normal, utilizada para a construção de arranha-céus.

Timothée trabalha constantemente como transformador, ajudando a renovar a construção e outras indústrias com materiais renováveis biológicos. A sua invenção já está a ajudar na melhoria da indústria automóvel.

“Os nossos primeiros produtos serão os tabliers e os acabamentos em madeira inteligente, imaginem que só por tocar no tablier, este se torna interativo. Esta tecnologia também pode ser aplicada em interiores de loja e em escritórios."

Para criar o Woodoo, Timothée trabalha com espécies de árvores de qualidade inferior como o choupo, o álamo e o abeto, que são mais abundantes. Eventualmente, espera reduzir a procura por árvores de madeira de "luxo” mais caras e de crescimento mais lento. 

Timothée acredita que as pessoas têm tendência a olhar para o meio ambiente de três mandeiras completamente diferentes.

 “Primeiro, existe o Negador, que acredita que não há nada que possamos fazer, em segundo lugar, há o Reducionista, que defende apenas que se pare de consumir. Eu vejo-me como o terceiro, um Intervencionista, acredito que podemos resolver grandes problemas com a tecnologia como dizer às pessoas para parar pois temos que continuar a viver as nossas vidas, mas com tecnologia podemos fazê-lo sem prejudicar o meio ambiente. Existe inteligência na natureza que ainda não descobrimos.”

BOTAS COURMA GUY PARA HOMEM, usadas por Timothée Boitouzet

Timothée, o herói da natureza, está a usar botas com o nome de Courmayeur, uma cidade italiana aos pés do Monte Branco, porque são ambas simultaneamente robustas e sofisticadas. Fabricamo-las com peles de origem sustentável e forros e atacadores de PET reciclado.

Além disso, são 100% à prova de água para que possa estar ao ar livre mesmo quando chove.

 

Contenido relacionado