TIMBERLAND E A SMALLHOLDER FARMERS ALLIANCE MUDAMOS PAISAGENS, VIDAS E COMUNIDADES NO HAITI



Desde 2010 temos vindo a investir num programa agroflorestal no Haiti, através do qual se tem criado viveiros de árvores autosuficientes para apoiar os agricultores e as comunidades locais. O Haiti é um dos países mais desflorestados do mundo, com uma superfície florestal estimada de 1,5%. Pelo contrário, a República Dominicana, sua vizinha, apresenta 48% de superfície florestal, enquanto as cidades dos EUA têm em média 27%.

A desflorestação do Haiti é resultado de vários fatores, incluindo a dependência de madeira para o fabrico de carvão para cozinhar, o rápido crescimento da população e as práticas agrícolas pouco fiáveis. Estes fatores contribuem para a gravidade da insegurança alimentar, das inundações e da erosão. Com a nossa maior população de funcionários na unidade fabril da República Dominicana, vizinha do Haiti, estamos preocupados com o bem-estar de toda a ilha.

Em 2010, a Timberland associou-se a Timoté Georges e Hugh Locke, co-fundadores da Smallholder Farmers Alliance (SFA, Aliança de pequenos agricultores), para desenvolver um modelo de negócio agro-florestal sustentável gerido por pequenos agricultores que se tornariam autofinanciados num prazo de cinco anos. Os agricultores cuidam voluntariamente de uma rede de viveiros de árvores, que produzem, por ano, um milhão de árvores. Em troca, recebem formação, sementes, árvores e ferramentas que, no seu todo, ajudam a restaurar a superfície florestal e aumentam o rendimento das colheitas.

O impacto de 5 anos

·    Uma cooperativa próspera com 3200 membros agricultores haitianos

·    Cinco milhões de árvores plantadas, aumento da produção de culturas comerciais

·    Um modelo de desenvolvimento económico sustentável comprovado, que pode ser replicado em qualquer lado.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÃO, ver o documentário KOMBIT:  A Cooperativa, o nosso documentário sobre o trabalho realizado no Haiti