OS GLOBAL STWEARDS DA TIMBERLAND LEVAM A RSC A TODO O MUNDO



Trinta funcionários da Timberland de 19 países, dedicados e entusiasmados, com as suas camisolas verdes, formam a equipa dos Global Stewards da Timberland. Os Stewards levam a cabo tarefas de voluntariado que vão para além das suas responsabilidades laborais habituais no sentido de fomentar o serviço comunitário, impulsionar o programa ambiental da Timberland e criar valor de negócio nas suas zonas. Todos os anos, os Stewards reúnem-se para uma semana de formação que lhes dá as ferramentas necessárias para terem êxito não só como Stewards, mas também nos seus postos de trabalho. Esta primavera marcou o 11º encontro anual de formação da equipa e, em vez de organizarem um encontro global como nos anos anteriores, os Stewards reuniram-se como equipas regionais. Os Stewards dos EUA e RD reuniram-se em Stratham, os Stewards europeus em Stabio e os Stewards asiáticos em Hong Kong e Zhuhai.

Em cada uma das reuniões, os Stewards partilharam melhores práticas e as lições aprendidas. Reviram o rendimento da RSC do ano anterior e estabeleceram um plano anual, criaram abordagens unificadas para lidar com as oportunidades e desafios regionais, e receberam formação para desenvolverem profissionalmente os seus pontos fortes, a planificação de ações e a comunicação empresarial. Além das sessões de formação, os Stweards estiveram juntos e dispuseram de tempo para explorar e desfrutar do local em que se encontravam.

O programa Global Stewards foi lançado em 2006 para aumentar o alcance e o impacto das ações da RSC realizadas pela Timberland em todo o mundo. O programa continua a gerar grande interesse por parte de muitas empresas que enfrentam um desafio semelhante. Em junho, Atlanta McIlwraith, responsável sénior para o envolvimento da comunidade e comunicações da Timberland, interveio num painel denominado "Mais e melhor: aumento do voluntariado dos funcionários" na Conferência Nacional de Voluntariado e Serviço, convocada por Points of Light, em Detroit. O painel contou com a presença de Alicia Koch, responsável pelo Programa de compromisso com a comunidade e com o empregado da Groupon, e de Heidi Kramer, responsável sénior pela Cidadania corporativa e assuntos corporativos da IBM. Os membros do painel dirigiram-se a uma lotada audiência empresarial que colocou questões e apresentou comentários positivos sobre o programa Global Stewards da Timberland.

Inspirou-me ver que o tema dos Global Stewards continua a gerar conversas e ideias, uma década depois do seu lançamento", disse Atlanta McIlwraith. Os Stewards respondem a um desafio comum com que se debatem empresas globais: aumentar a escala e o impacto das suas acões de RSC em todo o mundo. Este programa tão vantajoso traz um valor acrescentado à Timberland, assim como aos próprios Stewards. A Timberland ganha táticas locais relevantes que reforçam as estratégias globais, enquanto os Stewards beneficiam da formação em liderança, de um maior reconhecimento por parte dos seus líderes seniores em toda a organização e, obviamente, dos uniformes fantásticos (que eles próprios desenharam) e das prendas que recebem para compensar os seus esforços."

Têm nascido ideias geniais das reuniões dos Stewards ao longo dos anos. Um exemplo excelente disto é o programa de reconhecimento da Timberland, 40’s Club, para aqueles funcionários que usaram todas as suas horas de serviço num ano. O 40's Club foi lançado pela primeira vez no nosso centro de distribuição de Danville. O Global Steward de Danville partilhou o programa com os outros Stewards, em 2008, e estes não descansaram até tornar o programa global. Desde 2009, funcionários, a nível mundial, que utilizam todas as suas horas ganham a entrada no prestigioso 40's Club.

​"Ano após ano, os Stewards trazem para cima da mesa novas ideias e formas de pensar que nos permitem aumentar o impacto global", disse McIlwraith. "Mal posso esperar para ver o que vem a seguir!"