A Timberland defende os direitos dos trabalhadores das suas fábricas



Mais de 250.000 artesãos produzem produtos Timberland em mais de 300 fábricas em 30 países de todo o mundo. A Timberland tem uma longa tradição no que diz respeito a garantir que os nossos produtos provêm de fornecedores que proporcionam ambientes laborais justos, seguros e livres de discriminação, onde os trabalhadores, a comunidade e o ambiente não são prejudicados. Em 1994 criámos o nosso Código de Conduta. Desde então, temo-nos certificado de que uma equipa dedicada monitoriza as condições das fábricas e trabalha em conjunto com os fornecedores com vista à implementação de sistemas de gestão social e ambiental.

Em 2011, a Timberland foi adquirida pela VF Corporation, e o nosso Código de Conduta foi substituído pelos Terms of Engagement and Global Compliance Principles (Condições de Contratação e Princípios de Envolvimento Global) da VF. A VF monitoriza o cumprimento das suas Condições de Contratação por parte de todas as fábricas que produzem produtos de marca para as marcas VF, bem como de todos os fornecedores de materiais chave como, por exemplo, as fábricas de curtumes. Ver a página sobre Conformidade da VF para mais informação sobre o processo de auditoria e os requisitos de conformidade da VF.

Depois da auditoria classificar uma fábrica, as equipas de Responsible Sourcing and Sustainable Operations (Operações de Sourcing e Sustentabilidade Responsáveis) da VF deslocam-se ao terreno para analisar os problemas encontrados, descobrir as causas originais e identificar as ações necessárias para implementar os melhores sistemas de gestão social e ambiental da indústria.

Indo além da mera conformidade básica, a equipa de Operações Sustentáveis da VF trabalha em conjunto com os nossos fornecedores estratégicos (que representam 75% do nosso volume total de produção global), no sentido de avaliar os sistemas de gestão social e ambiental da fábrica. A equipa fornece a formação e a assistência necessárias para a implementação dos melhores sistemas de gestão ambiental e sociolaboral.