Timberland PT Comprar
Carrinho

Quais as melhores solas para Botas de Trabalho: PVC v Borracha

2024-05-22

Quais as melhores solas para Botas de Trabalho: PVC v Borracha

Quando falamos de solas de botas ou ténis, há vários materiais de uso comum, como a borracha, o PVC, o couro e até alguns tipos de madeira. No entanto, a borracha e o PVC são os mais frequentemente usados. Vamos ver como é cada um deles e como diferem um do outro, para que possas decidir qual é o melhor para as tuas botas de trabalho.

Quais as melhores solas para Botas de Trabalho: PVC v Borracha

Quais são as qualidades necessárias das solas das botas de trabalho?

Quando falamos de botas de trabalho, vamos assumir que não estamos a falar do trabalho das 9h às 17h no escritório – estamos a falar de trabalho ativo para empregos ou trabalhos difíceis que envolvem caminhar bastante em espaços ao ar livre. As características que mais precisas são:

  • Impermeáveis – serem adequadas para todos os climas significa chuva, neve, poças e lama

  • Confortáveis – longos dias de pé significa que é necessária absorção do choque, mas uma passada firme

  • Resistência química – um nível de resistência a substâncias corrosivas pode ser necessário

  • Isolamento – estar em temperaturas frias durante grandes períodos de tempo é melhor com uma camada mais densa

  • Isolamento elétrico – que previne que apanhes choques elétricos

  • Resistência – para andar sobre pedras, vidros partidos, pregos, farpas, etc.

  • Aderência – a proteção para não escorregar é importante em muitos locais de trabalho, especialmente naqueles perto da água e do gelo

O que é o PVC?

O PVC é a sigla do policloreto de vinilo que é um polímero sintético, um dos plásticos mais usados no mundo. Irás vê-lo em estruturas de janelas, isolamento de cabos, canos, vestuário, equipamento médico e a lista continua. Pode ser rígido ou mole e é o mole que é usado nas solas.

O que é a borracha?

A borracha é um material que é feito de látex, um líquido encontrado sob a casca da seringueira. É colhida há centenas de anos e é usada industrialmente há cerca de dois séculos. Como o PVC, a um nível molecular, parece-se com fios interligados, mas tem uma origem orgânica.

O PVC é borracha ou plástico?

O PVC é um tipo de plástico. É completamente sintético, não surge na natureza, ao contrário do látex, de onde é feita a borracha. No entanto, a borracha em si não é uma substância natural – o látex líquido passa por vários procedimentos de calor e processos químicos para produzir o material massudo usado nas solas, nos pneus e nas borrachas.

A sola de PVC é boa?

As solas de PVC têm algumas utilizações nos locais de trabalho, particularmente perto de químicos, pois são boas a resistir à corrosão e aos derrames de óleo. No que toca ao conforto, podem absorver o choque tão bem como a borracha e as palmilhas também podem ajudar com o conforto. É um bom isolador elétrico, é resistente e também é impermeável. No geral, é um substituto digno da borracha em muitas circunstâncias, mas pode ter falta de aderência, isolamento do calor e conforto em relação a um material mais natural.

A solas de borracha podem ser substituídas por outra sola de borracha?

Sim, é relativamente fácil para um sapateiro reparar um par de sapatos com sola de borracha, apesar de as botas de trabalho terem solas de borracha tão grossas e massudas que podem levar até anos para que se desgastem o suficiente para justificar a substituição da sola. Tem em atenção que a maioria dos reparadores de sapatos só têm solas pretas e não solas brancas ou amarelas de borracha, então se tens algo clássico como as botas originais com cano de 6 polegadas, precisas procurar um especialista em solas em vez de um quiosque na rua. Mas vale sempre a pena perguntar.

Quais são as melhores solas para o trabalho, PVC ou borracha?

Comparando-as, as solas de PVC e as de borracha têm um desempenho parecido, ainda que algumas características pareçam diferentes. A borracha é normalmente um isolante melhor de calor e elétrico e tem uma aderência e conforto superiores, mas não há muito mais que seja muito diferente entre estes dois.

A borracha é, porém, um produto natural, sendo facilmente reciclável. Na verdade, há uma grande probabilidade de já estares calçado com umas botas com solas de borracha recicladas, especialmente se forem Timberland Earthkeepers®. O PVC é sintético, com um processo bastante intenso e não é tão fácil de reciclar.

O PVC tem um desempenho melhor do que a borracha na resistência a óleos e a muitos químicos. Se o teu trabalho é numa oficina ou num terreno com químicos, ou se estás a trabalhar perto de alimentos, as tuas solas em PVC irão parecer e funcionar como novas durante mais tempo com contactos prolongados. Mas mais uma vez, a borracha também tem alguma resistência a vários químicos, então a diferença pode não ser tão drástica.

Se tivéssemos de escolher, escolheríamos sempre a borracha devido ao seu histórico ecológico e também ao seu conforto, aderência, durabilidade, resistência à água e também às suas características estéticas. O PVC é normalmente mais barato, mas há um grande leque de qualidade, então normalmente é um produto inferior, por isso certifica-te de que compras a um fabricante de confiança.

Encontra o teu par perfeito de botas para mulher ou botas para homem na Timberland.