Arqueologia de Christopher Ræburn

 

Backpacks

 

Que vestígios existirão de nós daqui a duzentos anos? Possivelmente, os centros de poder, as principais estradas, os museus e ruínas antigas. Muitas pessoas têm a certeza de que a arqueologia do futuro irá explorar o nosso estilo de vida consumista através do que restar dos centros comerciais, os enormes “não-lugares” de Marc Augé, tal como vemos nas catedrais o símbolo do poder eclesiástico e nas grandes avenidas do Barão Haussmann a expressão da grandeza napoleónica. No entanto, em conjunto com a agricultura, existirá um outro tipo de arqueologia para estudar a nossa era - a do lixo. Estamos submergidos em lixo e a maior parte do mesmo não irá desaparecer nos próximos mil anos.

 

A ideia de que o lixo é um material arqueológico de interesse vemum grupo de antropólogos da Universidade do Arizona, liderada por William Rathje que, nos anos setenta, começou a escavar aterros e depósitos urbanos, em busca do documento mais autêntico das nossas vidas neste planeta. O projeto baseia-se na ideia de que os objetos que as pessoas possuíram e deitaram fora podem narrar as suas vidas de forma muito mais completa, eloquente e sincera do que as próprias pessoas poderiam alguma vez fazer. Hoje em dia, os museus de todo o mundo exibem objetos de uso diário de civilizações antigas. Na realidade, estes são artigos deitados fora, recuperados por arqueólogos e transformados em precisos trabalhos artísticos para serem exibidos numa redoma.

 

Christopher Ræburn é, à sua própria maneira, um arqueólogo pós-moderno, capaz de transformar lixo em obras de arte. Começou as suas “escavações” aproveitando algum do lixo mais difícil de eliminar, o da indústria têxtil. Fascinado pelo vestuário militar e por um estilo utilitário, em 2010 Ræburn criou a linha REMADE e fez a sua estreia na sua Londres, com a primeira coleção AW10 PREPARE, produzida usando quantidades de artigos do exército, desconstruídos e recuperados novamente. Cada artigo REMADE é uma peça de edição limitada, cortada e costurada em Inglaterra de acordo com padrões de sustentabilidade muito elevados. Juntamente com os REMADE, Ræburn produz outras duas linhaspegada de carbono: REDUCED, que usa materiais excedentários processados por fabricantes locais em pequenas quantidades, e RECYCLED, que usa recursos de terceiros, que respeitam os mesmos padrões sustentáveis de Ræburn.

 

Em 1973, antes de Ræburn sequer ter nascido, foi lançada uma pequena empresa de calçado de uso exterior em Boston, em 1952, por Nathan Swartz. Agora liderada pelo seu filho Sidney, criou uma bota curta de cabedal impermeabilizado na distinta cor amarela. As botas de trabalho marcaram o nascimento oficial da Timberland, que continua a ser uma das marcas urbanas para o exterior mais amadas e populares em todo o mundo. As botas Timberland são feitas para durar toda uma vida e para serem usadas no exterior e como parte integrante da natureza, como se demonstra no logótipo da empresa, em forma de árvore. Mais de 270 milhões Atualmente, utilizam-se garrafas de plástico recicladas na produção das botas de trabalho. Em 2016A Timberland atingiu uma taxa de desvio de resíduos de 75% e a meta é atingir 95% em 2020, para deixar de produzir qualquer tipo de resíduos. É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, as duas estradas se cruzem.

 

Christopher Raeburn
Christopher Raeburn

 

Os dois mundo fundem-se para criar a coleção Timberland x Christopher RÆBURN. O designer reteve os seus pilares - REMADE, REDUCED, RECYCLED - (refeito, reduzido, reciclado), criando com a Timberland três linhas diferentes que partilham a mesma marca ambientalista. REMADE estreou-se em Junho, em Londres, durante a semana da moda. Ræburn colocou em prática o seu método arqueológico para descobrir artigos vintage da marca Timberland em mercados e em lojas de vestuário em segunda mão na cidade. Depois, desconstruiu e reconstruiu cada peça de arquivo, de acordo com uma estética contemporânea, com um toque do seu querido estilo utilitário, com bolsos, conforto e um estilo ultra-tecnológico. A coleção inclui ícones arquetípicos do estilo de vida urbano e contemporâneo, como parcas, anoraques, calças de carga e “joggers”, t-shirts de manga curta e comprida e camisolas de gola redonda.

 

Os originais da coleção foram então reproduzidos para a linha REDUCED, apresentada no polo de BerlimBread & Butter, por Zalando. Também para os artigos REDUCED, que podem ser adquiridos em edição limitada, existe o máximo foco na sustentabilidade e a meta continua a ser a de reduzir a quantidade de resíduos produzidos, na medida do possível. A gama RECYCLE mais vasta está prevista para ser lançada no próximo outono, nas lojas de todo o mundo. Timberland x Christopher RÆBURN é uma coleção de tipo cápsula com impacto ambiental muito reduzido, criada com materiais reciclados e recicláveis e um design intemporal, capaz de sobreviver muito mais tempo do que uma estação.

 

Todos os anosapenas em Inglaterra são compradas 1,13 milhões de toneladas de roupa. No início de cada estação, mais de 200 milhões de artigos são deitados fora. Estes valores não têm em consideração a imensidão e a complexidade do sistema global dos têxteis, que não inclui apenas a roupa mas também os acessórios, os veículos e a indústria. O volume de lixo produzido todos os anos por este setor está descontrolado e a moda, a sua principal força motriz, não parece ter dado o passo decisivo para inverter a tendência. Assinar manifestos ambientalistas ou usar algodão reciclado aqui e ali, não é suficiente para remendar os danos para o ambiente causados pela indústria da moda. Precisamos de adotar uma visão global que vai do design de produto responsável até ao seu fim depois da utilização. Como a Timberland x Christopher RÆBURN fizeram e continuarão a fazer.

 

FW18 Christopher Raeburn x Timberland Collection

Timberland® and British award-winning designer Christopher Raeburn have teamed together in a partnership which celebrates the fusion of Timberland®’s rich heritage of utility and style with responsible fashion.