Espaços verdes em centros urbanos
com Alfie Nickerson

Prevê-se que até 2050, 66% da população viva em áreas urbanas. O nosso contato com a natureza poderá ser mais limitado do que é agora...mas, segundo Alfie Nickerson, não tem de ser bem assim.

Alfie Nickerson

 

Alfie é um jardineiro londrino que não deixa que o ambiente urbano o impeça de aproveitar fantásticos espaços ao ar livre. Pelo contrário, dedica a sua carreira a transformar áreas locais em agradáveis espaços de lazer para a comunidade local. 

Conhecida como uma marca especializada em outdoor, a Timberland tem particular interesse na jardinagem urbana. Participamos ativamente no eco-urbanismo e plantação de árvores (9 milhões desde 2001) e estávamos ansiosos pelo encontro com Alfie para saber mais sobre o seu trabalho e a razão dos espaços verdes serem tão importantes. 

A jardinagem para Alfie, começou com uma paixão por espaços ao ar livre. Uma atividade que ele considera importante para as crianças.

Alfie Nickerson: Sempre adorei a vida ao ar livre e decidi trabalhar como jardineiro local. Desde aí não parei. O ar livre é uma óptima forma de fazer amigos e manter-nos ativos, mas nos dias de hoje poucas crianças têm essa oportunidade.

 

As crianças e a natureza

Num mundo ideal, as crianças teriam acesso a espaços verdes, mas nem sempre é essa a realidade. Estudos mostram que crianças de bairros com espaços verdes estão em vantagem física e mentalmente em relação àquelas que crescem em zonas urbanas. Também mostram que a proximidade com a natureza melhora a nossa memória no trabalho, aprendizagem escolar e capacidade social. Sem contar com os benefícios físicos de correr ao ar livre! Dezenas de estudos comprovam-no, mas a verdadeira razão desconhe-se.

Timberland x Alfie Nickerson

 

Se os espaços ao ar livre têm um impacto duradouro e positivo no desenvolvimento humano, faz sentido investir mais na sua criação. O programa da Timberland My PlayGreen propõe mais espaços verdes urbanos nas grandes cidades europeias. Tal como Alfie, o nosso objetivo é encorajar os jovens a aproveitar os espaços ao ar livre e investir tempo em torná-los acessíveis e agradáveis.

Alfie Nickerson: O meu jardim urbano perfeito seria tranquilo e relaxante, com água e várias locais de descanso e talvez esculturas e peças de arte para apreciar. A vida é mais do que ser rico - cuidar daquilo que nos rodeia preenche-nos de uma forma mais profunda e gratificante.

DIY eco-urbanismo 

A sustentabilidade é importante para Alfie e ele faz questão de mostrar que reciclar, reaproveitar e upcycling são fundamentais para a jardinagem urbana. Paletes de madeira  e caixas de leite podem transformar-se em alpendres ou suportes para parede em jardins. Pneus de carro podem ser reciclados em vasos para plantas fixos ou de pendurar e os sacos de compras reutilizáveis ser usados para carregar terra para plantação de legumes. Podes ter um pouco de verde na tua janela ao plantares flores em velhas chávenas de chá, tabuleiros para bolos e latas. Quanto mais criativo, melhor!

Timberland x Alfie Nickerson

 

Bairros inteiros ficam verdes apenas com mais algumas árvores. Organiza projetos ecológicos para a comunidade ao contatar as cȃmaras locais ou participa em projetos de voluntariado como o My PlayGreen da Timberland, presente na Europa em Londres, Milão, Berlim, Paris e Barcelona. 

 

Espaços eco-urbanos aproximam comunidades

A sustentabilidade também é uma óptima maneira de aproximar as comunidades. Em França, La Coulée Verte René-Dumont é um viaduto abandonado que foi transformado num jardim urbano das comunidades locais. Em Estocolmo, um parque de estacionamento num hospital com 5 andares foi convertido num eco-santuário em forma de borboleta (Fjärilstak och nektarrestaurang). A apicultura urbana tornou-se popular nos últimos anos, e terraços com colmeias são comuns em muitas cidades europeias. 

Há muito por explorar quando se trata de eco-urbanismo e projetos de jardinagem. Para Alfie, o simples prazer de estar ao ar livre é o que o faz seguir em frente.

Alfie Nickerson: A natureza funciona de forma mágica e estar ao ar livre e a mudança das estações e as suas variantes é o que mais adoro no meu trabalho. Quero uma quinta biodinâmica em Norfolk com legumes para vender em Londres. Mas para mim não é só trabalho, mas aproveitar também as coisas simples da vida.

Agricultura biodinȃmica e estilos de vida urbanos

Alfie é apaixonado por agricultura biodinâmica. Baseada nas ideias do filósofo australiano Rudolf Steiner, os agricultores biodinâmicos plantam e cultivam as suas colheitas de acordo com o calendário lunar. usando métodos homeopáticos para manter o solo rico em nutrientes. É ético, orgânico, ecológico e tem ganho cada vez mais popularidade. Várias cadeias de supermercados já têm produtos biodinâmicos no seu stock (especialmente vinho biodinâmico!) e Londres está preparada para no futuro comercializar os vegetais de Alfie.

Timberland x Alfie Nickerson

 

Os benefícios do ar livre e espaços verdes são inegáveis. A natureza faz-nos sentir melhor, aperfeiçoa os nossos cérebros e ajuda o planeta—com muito amor. Participar também é fácil. Desde pequenas plantações à janela até voluntariado em projetos de eco-urbanismo ou criar novos espaços comunitários. Se for verde, perfeito.

Related content