Wilson Oryema
Artista e promotor da sustentabilidade

Jemma Finch x Timberland Sustainability

 

O que motiva Wilson Oryema é a vontade de descobrir como o comportamento humano afeta o meio ambiente. Escreve poesia, cria curtas-metragens, produz documentários, dá palestras e escreve artigos sobre sustentabilidade. A sua abordagem baseia-se na psicologia, por exemplo, em vez de se limitar a dizer às pessoas que façam alguma coisa, como reciclar, procura as razões subjacentes para que possam não estar já a reciclar. “Quando alguém me diz que a ajudei a abrir os olhos em relação ao seu comportamento, ao seu consumo e ao motivo pelo qual devem reduzir o seu impacto, fico satisfeito”.

Wilson inspira as pessoas mostrando-lhes coisas que a maioria das pessoas não imagina. “Mensagens condensadas são mais fáceis de entender. Tento tornar o ambientalismo mais interessante:”

Um dos projetos de Wilson denominado “Wait” destacou o consumismo no seu pior. Wilson observou um local numa rua em Londres onde era recolhido lixo. Sem falha, todos os dias aparecia mais lixo. Era recolhido, apenas para ser substituído por mais lixo. E assim por diante. Esta observação levou a uma exposição de arte e a escrever um livro. “O consumismo é uma relação de dar e receber, as coisas não desaparecem, são retiradas de um local e colocadas noutro. Quanto mais retiramos (ou consumimos), mais lixo produzimos, precisamos de uma solução melhor.” Wilson espera fornecer mais informação sobre problemas que afetam o planeta, para inspirar mais pessoas a serem atenciosas em relação às suas ações e comportamentos.

“Pode ser um herói para a natureza, compreendendo o seu próprio impacto e as trocas que ocorrem para que possa existir. Depois, pode aprender como restituir.”    

Inna Modja

SHE IS A LEADING VOICE FOR THE GREAT GREEN WALL PROJECT, A BOLD INITIATIVE TO PLANT MILLIONS OF TREES ACROSS THE ENTIRE WIDTH OF AFRICA TO HELP FIGHT CLIMATE CHANGE, DROUGHT AND FAMINE.

BOTAS BROOKLYN PARA HOMEM, usadas por Wilson Oryema

Inspiradas pela filosofia REMADE do Diretor Criativo Global da Timberland, Christopher Raeburn, a Coleção Brooklyn é feita utilizando o tecido ReBOTL™, feito com plástico reciclado. Estas botas são alimentadas pelo sistema de energia Aerocore™ que lhes dá conforto.

São submetidas a um tratamento impermeabilizante para que as possa usar quando estiver a chover. 

 

Contenido relacionado