Como fazer o upcycle dos teus jeans

Pile of jeans

 

Os teus jeans favoritos, que vestes ano após ano, começam a mostrar sinais de estarem um pouco gastos? No mundo da moda, a tentação seria simplesmente comprar um par para os substituir. Na verdade, em Portugal, o consumo de têxteis aumentou 60% nos últimos 20 anos. Antes de te desfazeres das tuas velhas gangas, considera fazer um upcycling do teu guarda-roupa.

A reciclagem de roupa é difícil, e todos os anos os portugueses deitam para o lixo 200 mil toneladas de roupa. Para fazermos a nossa parte na criação de uma marca de moda sustentável, estamos constantemente a inovar os métodos de fabrico, reutilizando objetos do dia-a-dia. Por exemplo, criamos roupa ética e calçado reciclado através da nossa Edição Earthkeepers. Na Timberland, a inovação é inspirada na natureza, e procuramos sempre reduzir o nosso impacto ambiental, reutilizando garrafas de plástico recicladas nas nossas coleções. Além disso, criámos um modelo de sapatos feitos com borracha reciclada em vez de usarmos borracha natural para as solas. 

Alcançar o objetivo de sustentabilidade a 100% não é fácil, mas com a ajuda de todos a nível global, podemos fazer a diferença na redução do desperdício. Desde cortar para fazer calções a reutilizar recortes de ganga como decorações de Natal, vamos dar-te algumas ideias para fazer upcycling e tornar o mundo melhor.

 

Sejamos criativos com truques de upcycling

Seja qual for o teu estilo de vida, o mais provável é que tenhas um par de calças de ganga que já não te servem ou que estão já gastas. Ajuda-nos a reduzir a nossa pegada de carbono com alguns truques de moda, em vez de deixares o desperdício têxtil num aterro. Podes aproveitar para doar o teu calçado através da nossa campanha Nature Needs Heroes.

RELACIONADO: Moda sustentável: O que realmente significa?

 

Eis 5 projetos simples de upcycling que vale a pena experimentares nesta estação:

Cortar para fazer calções

Os melhores jeans para transformar em calções ficam bem ajustados nas ancas e nas coxas. Dependendo do look que preferires, tem em conta que os jeans com um corte mais largo terão um ajuste mais solto, ao passo que os jeans mais justos são mais adequados para cortar uns calções.

Quer tenham rasgões, buracos visíveis ou manchas de lixívia, cortar grande parte da perna das calças é a forma mais rápida e fácil de as pôr como novas. Vê como podes alterar as tuas calças de ganga:

  1. Veste as calças: Veste as calças e abotoa-as para assegurar que ainda te servem.

  2. Escolhe um comprimento: Antes de começares a cortar os teus jeans, traça o comprimento dos teus novos calções. Usa um marcador permanente ou para tecidos para marcares o comprimento que preferes. É recomendável que marques mais 2 a 5 centímetros para que possas corrigir qualquer erro, pois podes sempre cortar o tecido que sobrar.

  3. Estende-as numa superfície plana: Uma vez que tenhas escolhido o comprimento que pretendes, tira as calças e coloca-as cuidadosamente numa superfície plana. O chão ou uma mesa funcionam muito bem.

  4. Usa uma régua: Usa uma régua para orientares o teu corte. Usa uma tesoura afiada para cortares uma perna das calças para começar. É recomendável que cortes num ângulo ligeiramente descendente em direção ao forro interior das calças para obteres um corte mais elegante.

  5. Dobra: Dobra o artigo na horizontal e usa a perna da calça que fica em cima para cortares a outra perna seguindo a mesma medida. Esta estratégia permite mais precisão para que possas ter um corte paralelo com o comprimento correto em ambos os lados.

 

Consertar buracos com remendos

Os buracos e rasgões indesejados não deverão estragar uns jeans que estejam, à parte isso, em boas condições. De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, em 2017 foram recolhidas cerca de 200 756 toneladas de têxteis nos resíduos urbanos. Fazer remendos é divertido e é uma maneira fácil de dar um novo fôlego às tuas calças de ganga. Além disso, não precisas de ser um craque da costura para fazeres o upcycle de materiais sustentáveis.

 

Fazer remendos é divertido e é uma maneira fácil de dar um novo fôlego às tuas calças de ganga

 

Com alguns conhecimentos básicos de costura e algumas sobras de tecido de algodão orgânico, consegues facilmente consertar a maior parte dos buracos. Tudo o que precisas é de um remendo e um simples ponto de costura.

Existem diversas formas de fazer remendos, dependendo das necessidades. Para um rasgão a direito, basta coser o buraco horizontalmente com um fio de uma cor que combine com a das tuas calças.

Talvez o método mais conhecido seja o de remendar por baixo do buraco e coser à máquina. Basta ter um bocado de tecido com peso e tamanho idênticos aos da ganga das tuas calças. Vira as pontas rasgadas para dentro para que os fios não fiquem visíveis e depois vira os teus jeans do avesso. De seguida, coloca o teu remendo voltado para baixo no buraco antes de os coseres.

Se não tiveres sobras de tecido ou materiais reciclados que sejam bons para fazer remendos, podes sempre comprar remendos pré-feitos em poliéster numa gama de cores e padrões. Os remendos termoaderentes funcionam muito bem em buracos pequenos.

 

Tinge com lixívia

Se os teus jeans tiverem uma nódoa persistente que não consegues remover, usar lixívia para aclarar a cor pode ser uma solução. Como qualquer projeto caseiro, podes acompanhar confortavelmente o progresso para obteres o resultado desejado.

Em vez de comprares um par de jeans pré-branqueados numa loja, podes abraçar a tendência a partir do conforto da tua cozinha. Tens é de ter cuidado para evitares buracos de lixívia nas tuas calças.

RELACIONADO: Como viver um estilo de vida com desperdício zero em sete passos simples

 

Adiciona bolsos

Se costumas pôr a tua carteira ou telefone no bolso da frente das tuas calças, é provável que te tenhas deparado com um bolso rasgado (ou mais do que um até). A substituição de um bolso numas calças de ganga é mais fácil do que imaginas. Além disso, podes escolher um tecido com um padrão divertido para dares um toque de personalidade às tuas calças. Primeiro, remove o bolso existente e depois mede o tamanho no tecido que escolheste. De seguida, cose o novo bolso no forro interior dos teus jeans.

 

A tua roupa restaurada já não tem qualquer salvação? Tenta isto.

Usa a ganga restaurada como isolamento para a tua casa ou como papel de embrulho. Uma vez que a maior parte dos tecidos de ganga são feitos de 80% de fibras de algodão recicladas, o isolamento com ganga tem realmente o conteúdo reciclado mais elevado do que qualquer outro tipo de isolamento.

RELACIONADO: Visita o Blog da Sustentabilidade da Timberland

 

Podes também usar praticamente todos os padrões para criar uma colcha de retalhos em ganga ou ainda revisitar os anos noventa, fazendo um saco de compras em ganga com bolsos.

Juntos, podemos criar comunidades mais fortes, transformar os nossos artigos preferidos, reduzir o desperdício na indústria da moda e trabalhar para um mundo mais verde. Com um futuro melhor em mente, vamos unir forças e lutar por um planeta mais promissor.

Related Content