Como viver um estilo de vida com desperdício zero em sete passos simples

Muitos de nós assustam-se em ouvir falar de estilo de vida sem desperdício. A comodidade de pedir uma entrega à porta de casa ou aquele café diário para a viagem é difícil de superar. No entanto, o consumidor moderno busca formas de reduzir o desperdício, descobre alguns pequenos passos rumo a uma vida sem desperdício e começa hoje mesmo.

Desde a compra de produtos de comércio justo até a escolha de marcas de calçado que com materiais reciclados, vê algumas dicas para te iniciares em matéria de sustentabilidade.

Green forest image

 

Zero waste para iniciantes

Zero-waste é um movimento global para reduzir a quantidade que um indivíduo consome e os resíduos produzidos.

Infelizmente para a mãe natureza, essa abordagem é frequentemente apresentada com um certo grau de impraticabilidade. Por exemplo, fabricar o seu próprio sabonete ou couro vegano em casa ou colocar todo o teu lixo num minúsculo frasco de vidro. 

É por isso que temos a missão de repensar o desperdício zero e transformar a narrativa numa forma acessível (e divertida!) de salvar o planeta. De tecidos sustentáveis ​​a lixo eletrónico, vamos explorar como viver de forma mais sustentável em sete etapas simples. Como acontece com qualquer coisa na vida, podes começar por dar pequenos passos no caminho para um futuro melhor.

 

Começa com roupas ecologicamente éticas

Se não tiveres certeza por onde começar, a moda ética é um excelente ponto de partida. As roupas ecológicas abrangem tudo, desde ténis sustentáveis ​​ou sapatos feitos de garrafas de água recicladas até roupas feitas de algodão orgânico, poliéster reciclado ou materiais biológicos e naturais semelhantes.

Hands holding cotton

 

Reduz o consumo de itens desnecessários

Não deve ser nenhuma surpresa para ti que, quanto menor o consumo, menos resíduos serão descartados. Esforça-te por recusar itens que não precisas para evitar resíduos desnecessários. Por exemplo, traz contigo uma palhinha reutilizável e diz não a uma palhinha de plástico ou sacos de plástico quando estiveres fora de casa. No supermercado, faça o possível para evitar plásticos descartáveis e utiliza ​sacos de pano para carregar a fruta e legumes. 

Se quiseres reduzir ainda mais o uso de plástico em casa, há muitas alternativas inteligentes, como palhinhas de metal, por exemplo. 

 

Reutilizar produtos com desperdício zero

Sempre que possível, evita comprar itens descartáveis. Em vez disso, reutiliza itens e suprimentos por muitos anos. Faz um inventário das coisas específicas que frequentemente deitas para o lixo e dedica algum tempo a encontrar alternativas sustentáveis.

Troca utensílios de plástico por alternativas em aço inóx e investe em garrafas de água de vidro ou plástico que podem ser usadas durante anos. Adoramos encontrar um novo propósito para itens antigos - se o frasco de geléia acabou, transforme-o num pote de açúcar. Para qualquer item descartável que usas diariamente, é provável que exista uma alternativa reutilizável e sustentável. 

Jam jar used as drinks glass

 

Recicla tudo 

Sempre que possível, tenta reciclar materiais. No entanto, é importante ter em mente que a reciclagem a nível mundial é um sistema incrivelmente complicado, que geralmente não é tão eficaz como parece. 

Além disso, antes de comprar um produto específico, dá uma olhadela na forma como é produzido e embalado. Geralmente, itens feitos de madeira, aço inoxidável ou vidro são preferíveis ao plástico descartável. Alguns dos itens compostáveis ​​podem surpreender-te, incluindo o fio dental de seda, escovas de dente à base de bambu e escovas para pratos de madeira. 

Tens até um benefício adicional, os itens domésticos sustentáveis ​​tendem a parecer mais modernos e esteticamente agradáveis ​​na tua bancada do que os seus equivalentes de plástico.

Recycle symbol

 

Cozinhe sustentável com Johnnie Collins

A vida sustentável começa em casa. As cozinhas com zero desperdício estão a surgir em todo o mundo movidas pela filosofia de que tudo deve ser usado, reutilizado e reciclado tanto quanto possível. O chef Johnnie Collins, que mora em Londres, faz há muito parte da revolução da alimentação ética e nós quisemos saber mais sobre o seu compromisso de uma cozinha sem lixo.

 

Aqui ficam algumas das suas dicas diárias para cozinhar sem desperdício, incluindo a compra a granel e a transformação de sobras. 

 

Começa o desperdício zero com a Timberland

Aqui na Timberland, temos orgulho em ter aberto o nosso próprio caminho no movimento de roupas ecologicamente corretas como uma marca de moda sustentável. Temos a missão de trabalhar para o desperdício zero por meio de iniciativas dedicadas que ajudam a transformar o desperdício em oportunidade. Comprometemo-nos a plantar 50 milhões de árvores até 2025 para cultivar ar puro e união em todo o mundo.

Grassy plain with trees

 

O nosso programa Second Chance incentiva os clientes a doar seus calçados e roupas descartados e dar uma nova vida a materiais antigos. Ao reutilizar produtos antigos, estabelecemos um novo padrão têxtil ao economizar recursos não renováveis ​​na produção. 

Para cada quilo de roupa “recirculada”, evitamos a emissão de 3,6 kg de C02 e economizamos cerca de 6 litros de água. Com isso, evitamos até mesmo a produção de 0,2 kg de pesticidas e 0,3 kg de fertilizante. 

Além disso, desde 2009, reciclamos o equivalente a 345 milhões de garrafas plásticas através da nossa linha dedicada de sapatos reciclados. A nossa nova coleção ReBOTL é literalmente a nova cara do plástico: sapatos elegantes e sustentáveis ​​feitos de garrafas de plástico recicladas. 

Com a Timberland ao teu lado, podes começar um estilo de vida sustentável. Com um pouco de persistência e mente aberta, também tu podes ser amigo(a) do planeta.

Related Content