Guia Timberland para um estilo de vida de baixo impacto

Já pensaste em adotar um estilo de vida de baixo impacto? Se já reciclaste garrafas de plástico ou trocaste o teu carro pelos transportes públicos para ires trabalhar, estás no bom caminho para ajudar a reduzir o lixo e as emissões de combustíveis fósseis.

Mas no que é que se pode traduzir este baixo impacto no dia a dia? Vamos mostrar-te como podes ter uma vida mais ecológica em alguns passos simples.

Bamboo toothbrush with plants and towel

 

Mas espera lá, qual é a diferença entre baixo impacto e lixo zero? 

A principal diferença aqui é o foco de cada um destes termos. Ter um estilo de vida lixo zero envolve reduzir a quantidade de "lixo" que produzes, enquanto aqueles que participam do movimento baixo impacto trabalham para reduzir globalmente o seu impacto ambiental em geral.

O estilo de vida zero lixo implica deixar de usar produtos de uso único, como embalagens plásticas e materiais para embalar, tais como a esferovite. Como o próprio nome indica, os adeptos do lixo zero esforçam-se para produzir o mínimo de "lixo" possível e privilegiam produtos que são reutilizáveis, recicláveis ou totalmente compostáveis.

Por outro lado, o estilo de vida de baixo impacto eleva isto ao próximo patamar ao incorporar práticas éticas e sustentáveis em todos os aspetos da vida. Além da redução do lixo, podes usar roupa ética, comprar sapatos sustentáveis feitos de materiais reciclados, comprar produtos éticos ou escolher conduzir um carro elétrico com eficiência energética. 

 

É fácil ter um estilo de vida de baixo impacto?

Assumir um compromisso com o estilo de vida de baixo impacto pode ser assustador e as conveniências do dia a dia, como a comida embalada ou comprar um café para levar podem ser difíceis de modificar. No entanto, como acontece com qualquer novo hábito, abraçar uma vida sustentável pode ser simples se começares com pequenos passos.

Porque não comprar uma garrafa de água reutilizável ou levar o teu saco reutilizável para as compras mensais? A partir daqui, basta acrescentares outros hábitos saudáveis.

Reusable water bottle and bags

 

De acordo com as nossas experiências individuais e de senso comum, o ponto central é realmente a consciência. O estilo de vida lixo zero foca-se no contexto global, enquanto fazes simultaneamente escolhas individuais positivas. Se, enquanto indivíduos, não podemos eliminar os milhões de garrafas plásticas que são deitadas fora todos os anos, podemos, pelo menos, tomar decisões conscientes sobre onde investir o nosso tempo, dinheiro e energia para um futuro mais verde para o planeta.

 

Conhece a Equipa Timberland: como vivemos com baixo impacto 

Na Timberland, a sustentabilidade é uma parte fundamental da nossa missão. Até ao dia de hoje, demos vida nova ao equivalente a 345 milhões de garrafas plásticas através dos nossos produtos, incluindo sapatos reciclados e mochilas. Usamos aproximadamente 250.000 quilos de borracha reciclada nos nossos sapatos a cada ano. 

Sabíamos que as nossas Metas de Sustentabilidade 2020 eram ambiciosas mas alcançáveis, e apontámos o nosso alvo para expandir as nossas iniciativas sustentáveis todos os dias. Abraçámos o audacioso compromisso de plantar 50 milhões de árvores em todo o mundo nos próximos 50 anos, mas só podemos atingir esta meta com a ajuda dos parceiros internacionais sem fins lucrativos. 

 

O sucesso sustentável começa com cada um dos nossos colaboradores.

Juntos, podemos ser a cara do Plant the Change (plantar a mudança), mas tudo começa ao nível local, em cada uma das comunidades com as quais trabalhamos. Além disso, o nosso Programa Second Chance dá uma nova vida ao calçado descartado, independentemente de ser Timberland ou não. Esta iniciativa lixo zero já deu uma nova casa a aproximadamente 1.700 sapatos em nove países (e não paramos por aqui!).

O sucesso sustentável começa com cada um dos nossos funcionários. Sentámo-nos com alguns membros da nossa equipa para discutir os efeitos que podem ver nas suas vidas pessoais ao adotarem um estilo de vida mais verde.

 

Como reduzir a tua pegada de carbono passo a passo

Podes adotar os princípios do lixo zero de algumas maneiras simples que podem ter um grande impacto na redução das emissões de gases do efeito estufa. Basta, por exemplo, trocares o teu copo de café descartável por um reutilizável ou levares uma garrafa de aço inoxidável para o ginásio, em vez da alternativa de plástico. 

Forest panoramic view

 

É melhor para ti (e para o planeta) investir mais em qualidade do que em quantidade.

Como benefício adicional, algumas lojas oferecem um desconto quando levas o teu próprio copo ou chávena. Em vez de alimentar a indústria da fast fashion, escolhe roupa ética, feita de algodão orgânico ou compra roupa de qualidade em segunda mão.

De uma forma geral, é melhor para ti (e para o planeta) investir mais em qualidade do que em quantidade. Quando compras um par de sapatos na Timberland, estás a adquirir um produto de alta qualidade e eco-consciente, que irá durar uma vida inteira.

Tanto se deres um pequeno passo, como se correres quilómetros no trilho da sustentabilidade, um pequeno esforço faz toda a diferença quando o assunto é um estilo de vida de baixo impacto. Compra na Timberland hoje para repensarmos juntos a moda em favor de um mundo melhor. 

Related Content