O que é agricultura urbana e como posso começar?

 

Para muitas pessoas, é difícil competir com o fator conveniência de viver numa metrópole. Caminhar até às lojas em minutos para comprar o que precisamos é apenas uma das vantagens de viver na cidade. Para os habitantes das cidades que estão a ler-nos e que desejam um bocadinho do mundo natural, podem considerar a agricultura urbana para servir melhor a sua comunidade (e a sua consciência).

 

woman-smiling-with-gardening-gloves

 

Aqui na Timberland, somos guiados por um propósito. Desde 1952, assumimos o compromisso de preservar e proteger, de uma forma geral, o mundo em que vivemos. Conforme entramos numa nova década, redesenhar a terra para a produção local é uma parte essencial da nossa missão de sustentabilidade.

Juntos, podemos trabalhar para um impacto positivo no meio ambiente. Continua a ler para descobrires como o nosso propósito chave se tem tornado realidade através da agricultura urbana nos dias de hoje. 

 

Espera lá, mas como é que funciona a agricultura urbana?

A agricultura urbana, também conhecida como jardinagem urbana, é muito conhecida como o processo de cultivar plantas comestíveis no contexto das cidades. Desde um quintal — para aqueles que têm a sorte de ter um — às pequenas varandas, milhões de pessoas já trabalharam na direção de encontrar uma solução para cultivar e colher comida em cenários urbanos. 

 

cutting-plant-in-soil

 

Frequentemente confundida com a jardinagem comunitária, a agricultura urbana é uma maneira poderosa de criar uma ampla gama de recursos em terras não utilizadas e outros espaços subutilizados. De uma forma geral, a jardinagem comunitária tem um maior foco nos benefícios sociais de ter espaços verdes nas cidades e na construção de relações sociais, enquanto que as quintas urbanas são mais orientadas para o negócio e têm o objetivo de vender a sua produção. Desde o cultivo de comida a nível local até à construção de laços entre os diferentes bairros da cidade, as hortas urbanas contribuem para o tecido da sociedade moderna. 

Já passaste por um lote baldio que está a explodir em tons de verde? Há grandes chances de que aquele solo tenha sido dividido, estimado e trabalhado à exaustão para a criação de algo bonito. Esta transformação reflete a mudança que esta forma de trabalho está a criar: quer estejas à procura de um propósito maior, ou simplesmente de um novo hobby, a jardinagem urbana veio para ficar.

 

Obtém os maiores benefícios do teu quintal

A jardinagem urbana tem muitas vantagens para ti (já para não falar no fator sustentabilidade), para a tua comunidade e para qualquer cidade de uma maneira geral. Além de criar potenciais opções de trabalho para grupos desfavorecidos, muitas hortas urbanas auxiliam também na segurança alimentar das pessoas mais necessitadas.

Não estamos a brincar quando dizemos que os benefícios da agricultura urbana são espantosos. Ao cultivar os alimentos mais perto do sítio onde serão consumidos, podemos redefinir o significado de comida “local”. Independentemente de como te relacionas com a comunidade, não há nada como construir algo novo e conhecer os vizinhos neste percurso. Quem não adora estreitar laços quando há comida envolvida? Pensa também em como te vais sentir bem ao saberes que estás a comer aquilo que foi cultivado por ti.

 

continents-in-grass

Países em todo o mundo estão a abraçar a agricultura urbana como a solução do futuro.

A sustentabilidade é outra mais-valia neste caso. Cultivar os teus próprios alimentos tão perto de casa resulta na minimização de embalagens e emissões de combustíveis fósseis. Isto pode ajudar a reduzir a tua pegada ecológica. Ao trocares o teu carro de compras pela pá, estás instantaneamente a ajudar o mundo natural. 

 

Agricultura urbana é mesmo muito simples

Mesmo que o conceito de pôr as roupas de jardinagem e cultivar o teu próprio alimento possa parecer desafiador, qualquer pessoa pode abraçar esta tendência em poucos passos simples. Pega nas tuas luvas, nas botas impermeáveis e nas toalhitas para limpar as botas antes de saíres para explorar. E não te esqueças do teu casaco para chuva, caso o tempo esteja nublado.

Se ainda não te sentes preparado para te tornares um agricultor de quintal, considera trabalhar com uma horta urbana inovadora. Procura online por oportunidades na tua cidade, ou pergunta para os vizinhos e pede informações sobre como começar.

Se tens um amigo ou grupo de amigos que estão dedicados a encontrar um novo hobby, porque não recrutá-los para arrendarem juntos um terreno? Algumas hortas urbanas permitem o investimento numa área específica dentro de um perímetro maior. Cultiva algumas ótimas lembranças e alimentos deliciosos dividindo os custos da atividade com um amigo (ou dois, ou três).

 

De que equipamentos preciso para o cultivo no quintal?

Quando planeares a tua inovadora horta urbana, garante que tens todos os equipamentos certos para teres êxito. Primeiro de tudo, definitivamente vais precisar de umas botas Earthkeepers. As nossas preferidas? As botas 6-Inch Timberland irão manter-te elegante e resistente durante toda a época de cultivo.

Para plantar as primeiras sementes, ver as tuas plantas a crescer e cuidares das colheitas, vais precisar de uns equipamentos resistentes ao teu lado para te ajudarem na horta. Quando o assunto é calçado, o estilo certo é a chave para garantir que estás quente mesmo que te molhes. Acertas sempre com sapatos de camurça e nobuk para te acompanharem até mesmo durante os invernos mais rigorosos. E, como é óbvio, é indispensável um casaco impermeável.

 

Força, não tenhas medo de te sujar

Manter uma horta urbana requer equilibrar um ecossistema delicado. Além de regar e tratar das ervas daninhas, o tempo pode ficar mau, ou podes ter de lidar com a poluição dos arredores, que é muito mais comum num cenário urbano do que no campo. Com a Timberland ao teu lado, podes superar qualquer desafio com facilidade.

Para todos os apaixonados por sapatos que nos estão a ler, notem que um protetor para sapatos em spray é indispensável. É verdade que não é necessário levares contigo o teu kit de limpeza dos sapatos todos os dias, mas é boa ideia aplicar um bocadinho de spray protetor de tempos em tempos para evitar que os teus sapatos em pele ou nobuk ressequem ou fiquem estragados.

 

 

Além disso, uma escova para botas ou sapatos pode ajudar a livrares-te da sujidade e da terra com facilidade quando as tuas aventuras na horta urbana te conduzirem a sítios com lama. Com um frasco de spray de proteção e umas toalhitas de limpeza, podes atrever-te a pisar lama sem medo.

Estás frustrado com nódoas de sal à medida que as temperaturas descem e a neve começa a também cair? A solução ideal para a proteção dos teus sapatos é o spray protetor original BootRescue, que é um favorito na família Timberland. Mas há uma ampla variedade de opções que podes usar para proteger os teus sapatos antes de saíres para o trabalho na terra. 

 

Cultiva novas amizades e comida no teu quintal

Podes estar a perguntar: cuidar de uma horta urbana é divertido? A resposta é: certamente. É verdade que envolve algum trabalho pesado, mas não há nada como cultivar a tua própria fruta e vegetais sem abrir mão dos benefícios de viver na cidade.

Tanto se te consideras um explorador da natureza experiente, como se és um novato nas atividades na natureza, a agricultura urbana é uma forma sustentável de criar laços com a comunidade e expandir os teus próprios horizontes. Juntos, podemos trabalhar para manter a Mãe Natureza livre e linda.

 

Pega nos teus ténis e parte para a aventura

Aqui na Timberland, defendemos e praticamos o lucro com propósito. Une-te a nós para construirmos um mundo sem degradação no futuro. Força, torna-te num agricultor de quintal ainda hoje!

 

Related Content